Inovação Empresarial: Saiba porque seu negócio precisa inovar-se

Encontrar novas ideias, propostas e diferentes soluções para as necessidades dos negócios se tornou vital. O século XXI, desde o seu início, é marcado por transformações econômicas que tem exigido mudanças no processo de produção de bens, serviços e gestão. Economicamente, a globalização reflete a busca por produtos, serviços, processos e ferramentas inovadoras, utilizados para gerar diferenciais competitivos. Embora não dependa somente disso, a geração de novas ideias é crucial para o sucesso de negócio. Cada organização tem suas características próprias, mas as empresas que não conseguem aplicar inovações correm o risco de perder clientes e até mesmo colaboradores para a concorrência. Entenda melhor o que é Inovação:

O que é Inovação Empresarial?

Inovação, de forma geral, são todas as mudanças adotadas para melhoria do desenvolvimento humano e da qualidade de vida, é a introdução de algo novo,  em qualquer atividade. Dentro de uma empresa, inovar significa não só introduzir algo novo mas tammbém modificar consideravelmente algo existente. Conheça alguns “tipos” de inovação empresarial:

Inovação de Produto:

Trata-se de alterações nos atributos do produto, alterando a forma como ele é percebido pelos consumidores.

Inovação de Processo:

Consiste em modificações no processo de produção do produto ou na forma de prestar um serviço. A alteração no processo de produção não impacta necessariamente no produto final, mas normalmente é feito para  melhoria da produtividade e redução de custos.

Inovação no modelo de negócio:

Não acarreta em mudanças no produto ou no processo de produção, mas sim no modelo de negócio, ou seja, na forma como o produto/serviço é levado ao mercado.

Porque é importante Inovar?

Essa pergunta, por mais que para alguns a resposta seja obvia, ainda exitem os que dizem “mas minha empresa funciona do mesmo modo há anos, e vem dando certo”… normalmente, estas pessoas tem perfil de acomodados, não possuem grandes ambições, estão satisfeitos com o que já possuem e estão simplesmente sobrevivendo no mercado. O que elas não sabem, é que as inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo (tornando a sobrevivência mais duradoura e menos àrdua).

Ainda que momentaneamente, quando uma organização apresenta ao mercado uma inovação, ela passa à ser a bola da vez, o centro das atenções. Seu produto passa a ter valor agregado, ganhando acesso à novos mercados, trazendo o aumento de suas receitas, e atraindo novas parcerias. Obviamente, os benefícios não se limitam apenas às empresas: Para seus países e regiões, as inovações possibilitam o aumento do nível de emprego e renda, além do acesso ao mundo globalizado.

Por exemplo, nos mercados commoditizados, onde o nível de competição é muito alto pois os produtos e seus preços são praticamente os mesmos, aqueles que inovam, seja no produto, no processo ou no modelo de negócio, criam uma vantagem, quando mostram que sua inovação é um diferencial.

Como Inovar?

Em primeiro lugar, é necessário que a empresa num todo, tome consciência da importância de inovar, com criatividade, no cenário competitivo vigente. Em seguida, é necessário entender quais são os objetivos para o futuro da organização e engajar os colaboradores para que estes queiram alcançar tais resultados.

Com estes quesitos alinhados, é hora de testar novos processos e desenvolver ferramentas de gestão, conforme a realidade de sua empresa. Lembrando que inovar vai além de apenas criar um novo produto ou serviço, atos como melhorar a eficiência de processos de negócios ou de práticas existentes, reduzir o desperdício e encontrar novos clientes, também são considerados ações inovadoras, agregando valor à empresa e ao colaborador inovador.

O tema em torno da inovação é complexo. Permite interpretações e também adaptações. Inovar envolve uma série de competências tecnológicas, mercadológicas e gerenciais. Entender o conceito de inovação e praticá-lo demanda tempo, dedicação e investimentos. Entretanto, o que se pode perceber é que as empresas que se tornam verdadeiramente inovadoras não se arrependem de ter tomado esse caminho.

Venha Inovar conosco!

A Ercoli Consultoria trabalha com soluções personalizadas e assertivas. Ou seja, para nós, Inovação é um exercício diário o qual já temos alguma prática… Caso queira um UP em seu negócio, pode marcar um horário com a gente acessando este link.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *