Os 7 erros mais comuns no Planejamento Estratégico

7 de dezembro de 2016por Ercoli Consultoria0

Todas as empresas tem uma visão, um objetivo maior à alcançar. E a melhor forma para chegar lá, é ter um Planejamento Estratégico. Mas só ter um Planejamento não é garantia de que dará tudo certo. Para ajudar você a aproveitar o máximo dessa ótima ferramenta, listamos os 7 erros mais comuns durante a execução de um Planejamento Estratégico:

1) Definir os objetivos e metas sem fazer o Diagnóstico Empresarial

O Diagnóstico Empresarial é uma ferramenta que analisa a situação atual da empresa. Até é possível definir uma meta sem um diagnóstico, afinal, uma meta é aonde você quer chegar… mas o difícil mesmo é planejar o caminho à percorrer para alcançar essa meta, sem saber o ponto de partida (onde sua empresa está hoje?).

2) Não definir os responsáveis de cada ação

Após traçar o plano, é a hora de agir! Mas e aí, quem vai agir? Quando não definimos os responsáveis por cada ação do plano, ele não funciona. Por exemplo, você percebe que sua equipe já está com o plano atrasado e na hora de cobrar um funcionário sobre tal tarefa, ele vai dizer que não conseguiu fazer porque o Fulano não fez outra tal tarefa, e por aí vai…

3) Deixar membros da equipe sem metas

Juntos somos mais! E sabendo disso, é necessário que todos cumpram sua parte. Deixar um membro da equipe sem metas, é isentá-lo de responsabilidades, e por mais que ele queira ajudar, não vai ter certeza se suas ações estão somando ou atrapalhando a equipe. Inclua todos no processo!

4) Deixar um objetivo sem Plano de Ação

Ter um objetivo é ótimo, mas não saber como alcançá-lo é terrível. É necessário ter um plano de ação justamente para saber se seu trabalho está tendo o resultado esperado, rumo ao seu objetivo, claro.

5) Deixar algum objetivo sem uma meta mensurável

É de extrema importância saber o que cada etapa tem que alcançar. Caso a etapa 1 não atinja a meta corretamente, e você inicie a etapa 2, ela já começa de forma errada. Só de deve iniciar a etapa 2 após criar uma etapa 1,5 emergencial, por exemplo, para alcançar a meta e seguir com o Plano…

6) Não monitorar a realização das metas e a execução dos planos

É muito óbvio, se tem um Plano, tem que monitorar! Mas ainda assim, tem pessoas que esquecem, e aí os prazos não são cobrados, as metas não são atingidas e quando você vai ver, está atrasado e cheio de retrabalhos…

7) Não realizar a reunião periódica de avaliação

Para manter seu negócio saudável, é necessário reunir-se periodicamente para ver como as coisas estão. A cada nova reunião os resultados das ações realizadas são apresentados, ou no caso de alguma ação não feita, é dado uma justificativa e até remanejado de forma correta. Quem deixa de fazer essa reunião, perde a chance de acompanhar de perto o plano, deixando passar vários detalhes, principalmente os que estão sob responsabilidade de outros.

 

As vezes “seguir o plano” tem mais detalhes do que imaginamos, e só tomarmos consciência disso na prática. O Planejamento Estratégico é essencial para o alcance de seus objetivos, faça-o bem feito e evite cair em um desses 7 erros citados acima, e com certeza você estará no caminho certo.

Em casos de dúvidas, pode entrar em contato conosco.

Ercoli Consultoria

Deixa um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ERCOLI CONSULTORIANossos contatos
Estamos atentos ao seu contato.
(47) 9 8831-9595
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar
https://ercoliconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2020/08/img-footer-map-ercoli.png
Blumenau/SC: R. XV de Novembro, 1336 – 12º andar, Sala 120 – Centro
Bauru/SP: Rua Floriano Peixoto, quadra 17, nº 116 - Jardim Estoril
ENTRE EM CONTATORedes sociais da Ercoli
Faça parte da nossa rede de contatos