Para permanecer no mercado é necessário se destacar, disto não temos dúvidas. Se você já possui uma boa ideia e um conceito inovador que terá grande utilidade para o mercado, ótimo! Agora você também precisa oferecer um produto/serviço de qualidade.
Tendo consciência disso, é hora de você fazer uso de técnicas de difusão do conceito de qualidade, para que seus produtos/serviços declarem ao mercado que estão mais do que prontos para serem consumidos pois estão aprovados na Avaliação da Conformidade. Aliás, você sabe o que isso é?
Avaliação da Conformidade
Avaliação da Conformidade é definida como qualquer atividade, com o objetivo de determinar que um produto, processo, pessoa ou serviço atende aos requisitos técnicos especificados (norma técnica, regulamento técnico ou outro documento de referência). Esta avaliação pode ser feita de modo compulsório ou voluntário.
Certificação Compulsória
As certificações de caráter compulsório são impostas pelo Estado, quando se entende que o produto, processo ou serviço oferece riscos à segurança dos consumidores ou ao meio ambiente, ou se o desempenho do produto, quando incorreto, pode trazer prejuízos econômicos à sociedade. Assim sendo, é necessário que uma autoridade regulamentadora, por meio de um instrumento legal, certifique-as.
Certificação Voluntária
As certificações são de caráter voluntário quando o fornecedor opta por fazê-la. As certificações de qualidade agregam valor ao produto e representam uma grande vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Os principais aspectos que justificam a implantação de programas de Avaliação da Conformidade são:
Concorrência Justa
A Avaliação da Conformidade indica que os produtos, processos ou serviços atendem a requisitos pré-estabelecidos, e que as regras do mercado naquele setor tem que ser praticadas por todos os fornecedores, igualando os mesmos.
Estimular a melhoria continua da Qualidade
As empresas que se engajam nas certificações, orientam-se para assegurar a qualidade dos seus produtos, processos ou serviços, beneficiando-se com a melhoria da produtividade e aumento da competitividade.
Informar o Consumidor
As certificações influenciam na decisão de compra, para uso ou descarte, já que somente os produtos que possuem a Avaliação da Conformidade tem garantia de que os requisitos mínimos pré-estabelecidos são atendidos.
Agregar valor à marca
As Avaliações da Conformidade de caráter voluntário vem sendo usada por fornecedores para agregar valor e distinguir seus produtos em relação aos demais disponíveis no mercado, alcançando mais consumidores.
Conheça as certificações mais comuns aqui.