Quem está sempre em busca de aperfeiçoar o Sistema de Gestão da sua organização, deve conhecer o programa empresarial de Compliance.
Mas afinal, o que é Compliance?
O nome vem do inglês Comply, que se traduz como “obedecer / seguir regras” ou seja, trazendo para o contexto empresarial, significa estar plenamente alinhado com as normas, controles internos, externos e todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio. É como atestar que a sua empresa está cumprindo da forma correta todas as imposições dos órgãos de regulamentação, conforme os padrões exigidos em seu seguimento.
A própria ISO – International Organization for Standardization – ao se preocupar com temas como riscos, continuidade dos negócios, governança corporativa e Compliance, em Dezembro de 2014 publicou a Norma ISO 19600 contendo “diretrizes sobre sistemas de gestão da Compliance”.
Norma ISO 19600
A ISO 19600 contribui diretamente com as estratégias de Compliance, pois seu objetivo é identificar toas as obrigações que sua organização esta sujeita, e garantir que sejam cumpridas de forma organizada, seguindo suas diretrizes, que são os chamados “7 Cs”: Cultura, Comportamento, Controles, Competências, Comunicação, Comprometimento e Consistência – que servem para levantar questões essenciais para um Sistema de Gestão efetivo.
Atualmente, estar dentro de um processo de Compliance é uma preocupação da Administração Gestão de Riscos. Implementar um programa que baseia-se em ética e conformidade, quando conveniente aos riscos das empresas, tem auxiliado na preservação da integridade dos processos, evitando potenciais problemas de fraude, corrupção e má conduta e etc. Esse é um dos motivos pelo qual as empresas tem buscado cada vez mais não só aplicar, mas validar seus programas de Compliance seguindo um padrão internacionalmente reconhecido.
Principais papéis da função Compliance na organização:
- Gerenciar os controles internos;
- Rever as políticas de gestão de pessoas, juntamente com os responsáveis pela área de Gestão Humana;
- Analisar riscos operacionais;
- Desenvolver projetos de melhoria contínua;
- Interpretar leis e adequá-las ao ritmo da empresa;
- Realizar auditorias periódicas;
Principais benefícios que a área de Compliance pode trazer para a empresa:
- Credibilidade por parte de clientes, fornecedores, etc.
- Melhora nos níveis de regência corporativa;
- Eleva a eficiência e a qualidade dos produtos ou serviços prestados;
- Prevenção à irregularidades (evita multas por exigências não cumpridas)
O que deseja para sua empresa?
Por cultura do nosso país, nem todas as empresas aplicam a Compliance, algumas até fazem uso de técnicas como a Análise SWOT, que identifica Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças no ambiente de mercado em que se encontram, mas a taxa de mortalidade empresarial no Brasil por motivos como falta de controles internos, falhas de gestão, respeito às normas e regulamentação ainda é grande. O ideal é que as organizações estejam sempre atentos e regulares com a lei.