Ícone do site Ercoli Consultoria

Quais os benefícios da Certificação PBQP-H para construtoras

Certificação PBQP-H

Veja as vantagens da Certificação PBQP-H para a construção civil

Se você atua no ramo da construção civil, deve ter ouvido da Certificação PBQP-H, sigla para o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat. E não, não é apenas uma certificação exigida das construtoras brasileiras. Pelo contrário, é uma certificação que pode trazer grandes benefícios àqueles que trabalham com a construção civil.

O PBQP-H é um documento concedido a construtoras para a obtenção de vantagens econômicas, mas que depende de algumas diretrizes.

Podemos começar, então, destacando os seguintes ganhos com a Certificação PBQP-H:

  1. Credibilidade com relação a utilização de materiais de qualidade na obra e na execução dos serviços;
  2. Benefícios para angariar linhas de crédito da Caixa Econômica Federal, BNDES e bancos privados;
  3. A construtora adquire o direito de executar obras do programa Minha Casa, Minha Vida.

Além dos benefícios financeiros, como os elencados acima, as empresas também veem outro benefícios indiretos da adequação necessária à concessão da certificação.

Vejamos, portanto:

1. Redução do desperdício de materiais de construção após a Certificação PBQP-H

Com a implantação da Certificação PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat), os canteiros de obras são mais organizados, os materiais utilizados de forma correta e a aplicação desses na execução dos serviços auxilia muito na economia de material e na qualidade do acabamento.

2. Fabricantes confiáveis e materiais de qualidade

A maioria dos fabricantes dos materiais utilizados nas obras de empresas com Certificação PBQP-H participam dos programas setoriais da qualidade para o seu respectivo material. Ou seja, são fabricantes confiáveis. Dessa maneira, há menos riscos à construtora em sua empreitada.

Em outros casos, os materiais devem ser testados em laboratórios capacitados para os testes normativos.

3. Capacitação dos colaboradores

Com a implantação do PBQP-H, deve haver, então, uma capacitação dos colaboradores e empreiteiros que participam da obra aos procedimentos de boas práticas de controle de materiais e execução de serviços.

Na experiência de clientes nossos, alguns mestres de obras até voltaram a estudar após a exigência da Certificação PBQP-H e, inclusive, começaram faculdade de engenharia. Portanto, a adequação à certificação demandou qualificação da mão-de-obra. E consequentemente, houve melhoria no serviço oferecido pela construtora, o que pode retornar financeiramente também.

Se precisar de ajuda para implantação do PBQP-H, a Ercoli Consultoria conta com um consultor engenheiro civil para auxiliar você.

Quer saber como implantar a Certificação PBQP-H? Entre em contato com a Ercoli Consultoria!

 

Sair da versão mobile