Quais os benefícios da Certificação PBQP-H para construtoras

4 de maio de 2020por Eduardo Ercoli0

Veja as vantagens da Certificação PBQP-H para a construção civil

Se você atua no ramo da construção civil, deve ter ouvido da Certificação PBQP-H, sigla para o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat. E não, não é apenas uma certificação exigida das construtoras brasileiras. Pelo contrário, é uma certificação que pode trazer grandes benefícios àqueles que trabalham com a construção civil.

O PBQP-H é um documento concedido a construtoras para a obtenção de vantagens econômicas, mas que depende de algumas diretrizes.

Podemos começar, então, destacando os seguintes ganhos com a Certificação PBQP-H:

  1. Credibilidade com relação a utilização de materiais de qualidade na obra e na execução dos serviços;
  2. Benefícios para angariar linhas de crédito da Caixa Econômica Federal, BNDES e bancos privados;
  3. A construtora adquire o direito de executar obras do programa Minha Casa, Minha Vida.

Além dos benefícios financeiros, como os elencados acima, as empresas também veem outro benefícios indiretos da adequação necessária à concessão da certificação.

Vejamos, portanto:

1. Redução do desperdício de materiais de construção após a Certificação PBQP-H

Com a implantação da Certificação PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat), os canteiros de obras são mais organizados, os materiais utilizados de forma correta e a aplicação desses na execução dos serviços auxilia muito na economia de material e na qualidade do acabamento.

2. Fabricantes confiáveis e materiais de qualidade

A maioria dos fabricantes dos materiais utilizados nas obras de empresas com Certificação PBQP-H participam dos programas setoriais da qualidade para o seu respectivo material. Ou seja, são fabricantes confiáveis. Dessa maneira, há menos riscos à construtora em sua empreitada.

Em outros casos, os materiais devem ser testados em laboratórios capacitados para os testes normativos.

3. Capacitação dos colaboradores

Com a implantação do PBQP-H, deve haver, então, uma capacitação dos colaboradores e empreiteiros que participam da obra aos procedimentos de boas práticas de controle de materiais e execução de serviços.

Na experiência de clientes nossos, alguns mestres de obras até voltaram a estudar após a exigência da Certificação PBQP-H e, inclusive, começaram faculdade de engenharia. Portanto, a adequação à certificação demandou qualificação da mão-de-obra. E consequentemente, houve melhoria no serviço oferecido pela construtora, o que pode retornar financeiramente também.

Se precisar de ajuda para implantação do PBQP-H, a Ercoli Consultoria conta com um consultor engenheiro civil para auxiliar você.

Quer saber como implantar a Certificação PBQP-H? Entre em contato com a Ercoli Consultoria!

 

Eduardo Ercoli

Eduardo Ercoli

Diretor Geral e sócio da Ercoli Consultoria, Engenheiro Civil (UFPR), Pós-Graduado em Planejamento e Gerenciamento Estratégico (PUC/PR), Lead-Auditor ISO-9001, ISO-14001, SA-8000, Consultor e Instrutor Credenciado do SEBRAE/SC em Gestão de Processos, Consultor Sênior com 23 anos de experiência em consultoria empresarial, Parceiro comercial do organismo de certificação Italiano RINA, Atuou como auditor de organismo de certificação Suíço SGS por 10 anos. Atuação como consultor em empresas de prestação de serviços e indústrias de diversos ramos de atividades.

Deixa um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ERCOLI CONSULTORIANossos contatos
Estamos atentos ao seu contato.
(47) 9 8831-9595
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar
https://ercoliconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2020/08/img-footer-map-ercoli.png
Blumenau/SC: R. XV de Novembro, 1336 – 12º andar, Sala 120 – Centro
ENTRE EM CONTATORedes sociais da Ercoli
Faça parte da nossa rede de contatos

Ercoli Consultoria. Todos os direitos reservados.

Ercoli Consultoria. Todos os direitos reservados.