Uma das maneiras mais seguras para a redução de riscos no processo de tomada de decisão é monitorar os ambientes empresariais. Para que isso seja feito de forma eficiente, é necessário realizar inúmeras pesquisas que auxiliem as empresas a entender e a antecipar cenários. Em Marketing, esse sistema tem nome de SIM.
Sistema de Informações Mercadológicas (SIM)
O SIM foi desenvolvido para que as tomadas de decisões não se baseiem em achismos, mas em pesquisas reais. Por isso, quando maior o número de informações, maiores as chances de ter uma vantagem competitiva. Veja exemplo de informações armazenadas pelo SIM:
Não há um modelo ideal de SIM. Cada empresa deve adaptá-lo à sua realidade. Todas as organizações buscam cumprir seus objetivos, entre os quais o principal é a lucratividade.
A importância de monitorar o ambiente de marketing é oferecer aos gestores informações necessárias para a tomada de decisões. É preciso antecipar-se às forças competitivas que impulsionam as organizações e respondem rapidamente às ameaças do ambiente.
Não adianta apenas conhecermos as necessidades e os desejos dos clientes. É necessário que tenhamos informações sobre todas as variáveis controláveis e incontroláveis do ambiente, como concorrentes, fornecedores e tecnologia.
Subsistemas do SIM
O sistema é composto por pessoas, equipamentos e procedimentos com objetivo de coleta de dados. Esses dados são submetidos à análise de sua qualidade, selecionados por relevância e distribuídos conforme demanda para detectar oportunidades e possíveis ameaças para tomada de decisão. O SIM esta subdividido em 4 partes:
Sistema de Registro Interno
São informações que já estão dentro da empresa, basta reuni-las. Informações como relatórios sobre pedidos, vendas, preços, estoque, contas a receber e contas a pagar.
Sistema de Inteligência de Marketing
Visa o conhecimento sobre o que acontece no mercado, por meio de livros, jornais e revistas técnicas, consumidores, fornecedores e até funcionários. Aqui, é importante que o marketing contrate especialistas em coleta de dados e instrua os vendedores a conseguir informações relevantes que possam melhorar o atendimento ou agregar algum valor ao produto, por exemplo.
Sistema de Apoio à decisão de Marketing
É um conjunto de dados, ferramentas e técnicas com softwares e hardwares como suporte, por meio dos quais a empresa coleta informações do ambiente de negócios e transforma-as em uma base para uma ação de marketing.
Sistema de Pesquisa de Marketing
A pesquisa de marketing é o processo de planejar e coletar dados, bem como analisá-los e interpretá-los. Mas aqui, a busca é especifica para descobrir a melhor solução de um problema enfrentado pela empresa.
Como a pesquisa é a base do processo decisório em marketing, e sem ela, qualquer decisão corre risco de insucesso, é de extrema importância conhecer o processo por inteiro. Estaremos esclarecendo esse processo melhor na Parte II, assim como o desenvolvimento dos tipos de pesquisa necessários e coletas de informações estratégicas.