Fundamentos da Pesquisa de Marketing – Parte II

1 de novembro de 2016por Ercoli Consultoria0

Para elaborar um Plano de Marketing bem sucedido, são indispensáveis os dados de pesquisas de macro e microambiente da empresa. Vimos na postagem anterior, que com o sistema de pesquisa SIM (Sistemas de Informações Mercadológicas), é possível diminuir os riscos na hora de tomar decisões, baseando-as em fatos, em dados, ao envés de achismos.

A Pesquisa de Marketing deve ser vista como um investimento. Pois ela tem por objetivo responder à questões cruciais, contemplando problemas como:

  • Quais são as expectativas e o nível de satisfação dos consumidores em relação aos produtos?
  • Qual a melhor embalagem, design, cores, para o produto?
  • Como a empresa vê a empresa, e seus concorrentes?

Com as pesquisas de marketing, as empresas entendam as mudanças do mercado e preparam-se melhor para enfrentar a alta competitividade, examinando tendências e alteações de comportamento, identificando novas oportunidades e ameaças.

Fundamentos da Pequisa de Marketing

Agora que enfatizamos a importância da pesquisa de marketing, vamos analisar os cinco fundamentos, ou as cinco etapas, da pesquisa de marketing:

1) A definição do problema e dos objetivos da pesquisa

É a fase em que se busca resposta para a pergunta problema. Este deve ser claro e é expresso por meio de uma frase interrogativa, por exemplo: Qual o tipo de comunicação atinge o nosso cliente?

2) O Desenvolvimento do plano de pesquisa

É necessário decidir sobre fontes de dados, abordagens e instrumentos de pesquisa, planos de amostragem e métodos para contato. Pode-se utilizar de dados primários e secundários. Esses dados ficam armazenados no Database, um banco de dados de marketing que organiza dados sobre consumidores atuais e consumidores potenciais e é preparado de acordo com os propósitos de marketing da empresa.

3) Coleta de Informações

Esta é a fase considerada mais cara e mais sujeita à erros. No caso do levantamento de dados, surgem quatro grandes problemas:

  • alguns respondentes podem não ser encontrados e devem ser substituídos;
  • alguns se recusam a cooperar;
  • outros não são honestos em sua resposta;
  • e outros podem não ser confiáveis.

4) Análise das informações

Após a pesquisa de marketing, é necessário extrair seus resultados a partir dos dados coletados. O pesquisador faz a tabulação e a distribuição destes, de forma organizada para compreensão da leitura, transformando-os em dados estatísticos, por exemplo.

5) Apresentação dos resultados

Como última etapa, o pesquisador apresenta seus resultados aos participantes interessados. A apresentação completa pode incluir uma pequena amostra de todo o caminho percorrido para chegar ao resultado final, ou, dependendo da situação, pode-se apresentar somente o que é realmente relevante, de forma objetiva.

 

Ainda que essas sejam as cinco etapas, cada organização precisa fazê-las de acordo com suas necessidades. Não existe uma fórmula pronta, a resposta que solucionou e alavancou as vendas de um, pode não responder nenhuma dúvida de outro. O importante mesmo é fazer o processo com foco no seu sucesso.

Caso tenha interesse, podemos lhe ajudar, entre em contato conosco por aqui.

 

 

 

 

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