6 passos para elaborar um Plano de Marketing

27 de outubro de 2016por Ercoli Consultoria0

Chamamos de Plano de Marketing, todos os detalhes de ação que são feitos para lançamento ou preservação de um produto ou serviço no mercado. O importante ao elaborar um Plano de Marketing, é fazer uma pesquisa, um levantamento de todas as informações que serão necessárias para montagem de uma boa estratégia.

Esses são as 6 fases para elaboração de um Plano de Marketing:

1) Rascunho

Devemos detalhar a apresentação do Plano de Marketing de forma breve, contendo a situação atual, o objetivo definido e as estratégias a implementar. E tudo bem se você não tem total certeza sobre seu objetivo, pois a intenção aqui é ter seu plano exposto, em no máximo 3 páginas, para que possa visualizá-lo com mais clareza, e ao longo do processo, entenderá qual o caminho certo e o que deve ser deixado para lá.

2) Análise Ambiental

Também de forma breve e objetiva, deve ser apresentada a atual situação do mercado em geral, quem são as empresas concorrentes, quais são as ameaças e as oportunidades que o ambiente econômico-social ou político podem gerar para a empresa, e finalmente, comparar a empresa com os principais concorrentes em termos de diversas variáveis (pessoal, equipamentos, finanças e marketing, por exemplo).

3) Objetivos

Ao definir os objetivos,  é necessário ser realista, e definir quais são os objetivos qualitativos e quantitativos, definindo um prazo para alcançar cada um.

4) Estratégias de Marketing

Deve-se definir o mercado alvo a obter o posicionamento na mente do consumidor e as estratégias à serem implementadas para o mix de marketing, através de seus componentes (Produto, Preço, Praça e Promoção).

5) Plano de Ação

Como deverá ocorrer a operacionalização de cada ação a ser implementada pela estratégia do plano em relação às atividades específicas, os encargos ou responsáveis, o período e os orçamentos alocados para cada ação.

6) Projeção de Vendas e Lucro

Esta é a fase final, e nela devem estar definidos os valores das vendas e lucros (R$) a obter por períodos.

 

Como podemos notar, a elaboração de um Plano de Marketing precisa de muitas informações do mercado, da empresa e da concorrência, assim como uma clara definição dos objetivos e as estratégias a implementar.

Após algum tempo da execução completa do Plano de Marketing, é necessário realizar uma análise para verificar se as ações foram realizadas como o planejado, e se os resultados obtidos estão no caminho e prazo certo para seu objetivo.

Ercoli Consultoria

Deixa um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ERCOLI CONSULTORIANossos contatos
Estamos atentos ao seu contato.
(47) 9 8831-9595
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar
https://ercoliconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2020/08/img-footer-map-ercoli.png
Blumenau/SC: R. XV de Novembro, 1336 – 12º andar, Sala 120 – Centro
Bauru/SP: Rua Floriano Peixoto, quadra 17, nº 116 - Jardim Estoril
ENTRE EM CONTATORedes sociais da Ercoli
Faça parte da nossa rede de contatos
× Como posso te ajudar?