Para elaborar um Plano de Marketing bem sucedido, são indispensáveis os dados de pesquisas de macro e microambiente da empresa. Vimos na postagem anterior, que com o sistema de pesquisa SIM (Sistemas de Informações Mercadológicas), é possível diminuir os riscos na hora de tomar decisões, baseando-as em fatos, em dados, ao envés de achismos.
A Pesquisa de Marketing deve ser vista como um investimento. Pois ela tem por objetivo responder à questões cruciais, contemplando problemas como:
- Quais são as expectativas e o nível de satisfação dos consumidores em relação aos produtos?
- Qual a melhor embalagem, design, cores, para o produto?
- Como a empresa vê a empresa, e seus concorrentes?
Com as pesquisas de marketing, as empresas entendam as mudanças do mercado e preparam-se melhor para enfrentar a alta competitividade, examinando tendências e alteações de comportamento, identificando novas oportunidades e ameaças.
Fundamentos da Pequisa de Marketing
Agora que enfatizamos a importância da pesquisa de marketing, vamos analisar os cinco fundamentos, ou as cinco etapas, da pesquisa de marketing:
1) A definição do problema e dos objetivos da pesquisa
É a fase em que se busca resposta para a pergunta problema. Este deve ser claro e é expresso por meio de uma frase interrogativa, por exemplo: Qual o tipo de comunicação atinge o nosso cliente?
2) O Desenvolvimento do plano de pesquisa
É necessário decidir sobre fontes de dados, abordagens e instrumentos de pesquisa, planos de amostragem e métodos para contato. Pode-se utilizar de dados primários e secundários. Esses dados ficam armazenados no Database, um banco de dados de marketing que organiza dados sobre consumidores atuais e consumidores potenciais e é preparado de acordo com os propósitos de marketing da empresa.
3) Coleta de Informações
Esta é a fase considerada mais cara e mais sujeita à erros. No caso do levantamento de dados, surgem quatro grandes problemas:
- alguns respondentes podem não ser encontrados e devem ser substituídos;
- alguns se recusam a cooperar;
- outros não são honestos em sua resposta;
- e outros podem não ser confiáveis.
4) Análise das informações
Após a pesquisa de marketing, é necessário extrair seus resultados a partir dos dados coletados. O pesquisador faz a tabulação e a distribuição destes, de forma organizada para compreensão da leitura, transformando-os em dados estatísticos, por exemplo.
5) Apresentação dos resultados
Como última etapa, o pesquisador apresenta seus resultados aos participantes interessados. A apresentação completa pode incluir uma pequena amostra de todo o caminho percorrido para chegar ao resultado final, ou, dependendo da situação, pode-se apresentar somente o que é realmente relevante, de forma objetiva.
Ainda que essas sejam as cinco etapas, cada organização precisa fazê-las de acordo com suas necessidades. Não existe uma fórmula pronta, a resposta que solucionou e alavancou as vendas de um, pode não responder nenhuma dúvida de outro. O importante mesmo é fazer o processo com foco no seu sucesso.
Caso tenha interesse, podemos lhe ajudar, entre em contato conosco por aqui.