5 Ferramentas de Marketing Essenciais para Elaboração de Estratégias
 

5 Ferramentas de Marketing para elaboração de Estratégias

6 de dezembro de 2016by Ercoli Consultoria0

Com a busca frequente de empreendedores por ferramentas que os ajudem na gestão e tomada de decisão de seus negócios, decidimos listar aqui as 5 Ferramentas de Marketing mais usadas para elaborar as mais diversas estratégias, são elas:

1) Análise SWOT

A SWOT é uma ferramenta para análise de ambientes e pode ser utilizada para todos os tipos de negócios. Também conhecida por FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), seu objetivo é entender o cenário da organização e identificar o posicionamento das marcas ou produtos que fazem parte da análise.

2) O benchmarking

Esse sistema procura melhorar os processos, buscando ideias e procedimentos inovadores, para que as operações sejam mais eficazes e conduzam a um resultado superior. Pode ser aplicado em qualquer área de atividade organizacional, desde o desenvolvimento estratégico ao serviço de satisfação do cliente, abrangendo todos as operações, através de observação, aprendizado e aprimoramento do processo.

3) CRM (Customer Relationship Management)

Baseada em marketing de relacionamento, o foco aqui é buscar novos clientes, aumentar a satisfação dos atuais estimulando a fidelidade, visando o aumento de lucratividade da organização, através da integração correta dos processos de produção, distribuição, vendas e marketing.

4) SIM (Sistemas de Informação de Marketing)

Ideal para decisões de Marketing, o SIM é formado por pessoas, equipamentos e processos focados em coletar, classificar, analisar e distribuir informações valiosas para os mais diversos objetivos.

5) Segmentação do Mercado

Funciona como um processo de identificação de um subgrupo de clientes dentro do seu marcado, que respondem de forma diferente ao estímulos de marketing, pois suas necessidades e desejos não são completamente iguais à do seu público alvo. Com a prática de segmentação, é possível conhecer melhor tal subgrupo e atingi-lo de forma estratégica, fazendo com que eles fechem negócio ou fidelizem-se.

 

Ainda que estas sejam as cinco melhores ferramentas, é importante lembrar que são apenas ferramentas e não a solução para todos os problemas. Ao final de cada processo listado acima, você terá em mãos, ou pelo menos deveria ter, uma grande quantidade de informações verídicas e qualificadas, que falam tudo o que você precisa saber sobre a atual situação do seu negócio e de seu público. As soluções dos problemas e o sucesso só serão alcançados com as atitudes que você tomar a partir destes dados.

Caso possua dúvidas em algum deste processos, pode entrar em contato com a gente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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