Dicas para construir um bom Ambiente Empresarial

14 de dezembro de 2016por Ercoli Consultoria0

Dentro de qualquer empresa, existe uma hierarquia. Mas é igualmente importante para gestores e colaboradores, que todo o grupo se mantenha motivado e saiba trabalhar em conjunto. Como existem várias personalidades dentro de uma mesma organização, conflitos são esperados, mas seus resultados são imprevisíveis porque impactam o rendimento de cada colaborador de uma forma diferente. Construir um bom ambiente empresarial pode até parecer uma tarefa difícil, mas não é impossível. Por esse motivo, trouxemos para você algumas dicas importantes que podem ser aplicadas em empresas de todos os portes, confira:

1) Comunicação é tudo!

Estimule a comunicação na empresa, entre todos os funcionários. Seja para pedir ajuda em alguma tarefa, para resolver problemas, carregar caixas ou bater um papo rápido… tanto faz, o que importa é que todos sintam-se parte de uma grande equipe. Quando o colaborador tem alguma angustia ou dificuldade, e não fala para ninguém sobre, além de lesar seu desempenho, ele pode estar atrasando algum prazo, prejudicando o setor e o cliente.

2) Promova Educação;

Incentive todos os colaboradores a tratarem o próximo com respeito e paciência, e com o retorno desse tratamento, haverão menos situações embaraçosas nos corredores e todos poderão andar mais confortáveis por eles. Educação é a palavra chave para um bom convívio, em qualquer ambiente, por isso é indispensável no trabalho.

3) Mantenha canais de Informação;

É essencial integrar diferentes setores e atualizar os colaboradores sobre a situação da empresa. Com reuniões mensais, por exemplo, é possível realizar estes dois itens de uma vez só. Ao final de cada reunião, os colaboradores estarão cada vez mais familiarizados entre si e ainda entenderão os processos que acontecem além do seu setor, sabe aquela história de que é mais fácil resolver os problemas dos outros do que os nossos? Deixe que os colaboradores se ajudem intersetorialmente.

4) Permita que haja diversão no trabalho;

Quando as pessoas estão de bom humor, elas rendem mais. Não é preciso permitir que os colaboradores tragam animais de estimação para dentro do escritório, como já é feito em alguns locais, mais permitir atividades inusitadas, possuir um espaço de relaxamento e ceder algumas liberdades, melhora o humor e consequentemente, o ambiente empresarial.

5) Valorize para ser valorizado;

O colaborador é grato pelas empresas que investem em seu crescimento profissional, se sentem valorizados e a maioria deles, aplica os novos aprendizados assim que possível. As empresas podem investir em colaboradores de várias formas, ajudando nos custos de cursos ou mesmo promovendo treinamentos internos.

 

O ambiente de trabalho está diretamente ligado aos resultados dos colaboradores. Promover ações para manter todos motivados e satisfeitos é um investimento, pois trata-se de fortalecer uma grande equipe que trabalha diariamente para o crescimento da empresa. Selecionando bem sua equipe e treinando-os constantemente, um bom ambiente de trabalho será cultural, e até mesmo que não trabalha na sua empresa, ouvirá falar.

 

Ercoli Consultoria

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