Fluxo de Caixa, o que é?
O Fluxo de Caixa é um instrumento básico de gestão financeira, usado como organização de análise das movimentações financeiras dentro da empresa, afinal, para investir e principalmente, para manter-se, é necessário ter esse tipo de controle.
Com o Fluxo de Caixa sempre revisado, é possível ter previsões da situação financeira em curto, médio e até longo prazo, pois ele contém informações completas sobre os valores de “contas à receber” e “contas à pagar”, organizados dentro de um calendário, o que permite a tomada de algumas decisões bem importantes, como negociar prazos com fornecedores, aguardar ou não algum tempo para investir em determinada ação, o planejamento de promoções para dissolver o estoque, entre outras decisões que serão tomadas sem arriscar a estabilidade financeira da empresa.
Como fazer?
O Fluxo de Caixa pode ser feito manualmente, em cadernos ou agendas, em planilhas excel ou através de programas específicos. O importante é que ele seja feito de forma organizada para que outras pessoas também possam entender as anotações de forma clara. Seguindo as dicas abaixo, vai ficar fácil construir o seu:
- Inicie preenchendo o calendário escolhido com o que já está feito (contas já recebidas/fechamento de caixa) e lançando os compromissos já assumidos para projeção de caixa (contas à pagar);
- Para contas à pagar que ainda não foram fechadas e são despesas fixas, como contas de água, luz e aluguel, marque um valor estimado na data que o mesmo deverá acontecer.
- Contas à pagar e Contas à receber devem estar preenchidas em datas corretas, para previsão, e se possível, com cores diferentes, para melhor visualização.
- Sempre consulte o Fluxo de Caixa para tomada de decisões, por exemplo, ao investir, procure planejar a data de pagamento sempre alguns dias após aos recebimentos.
- Para fechamentos, é sempre bom considerar “Saldo Inicial + Recebimentos – Pagamentos” – o saldo final deve corresponder aos valores disponíveis para empresa (no caixa).
É normal que se tenha dificuldade no início do processo de elaboração do Fluxo de Caixa, mas conforme sua construção, sofrerá adaptações e será ajustado à realidade da empresa e com seu uso contínuo, os usuários notarão a importância de tomar decisões com base em previsões de entrada e saída dos recursos.
Caso você queira ajuda para construir seu Fluxo de Caixa ou aprimorar para melhor aproveitar o seu, entre em contato conosco neste link.