Ícone do site Ercoli Consultoria

Os 7 erros mais comuns no Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

Todas as empresas tem uma visão, um objetivo maior à alcançar. E a melhor forma para chegar lá, é ter um Planejamento Estratégico. Mas só ter um Planejamento não é garantia de que dará tudo certo. Para ajudar você a aproveitar o máximo dessa ótima ferramenta, listamos os 7 erros mais comuns durante a execução de um Planejamento Estratégico:

1) Definir os objetivos e metas sem fazer o Diagnóstico Empresarial

O Diagnóstico Empresarial é uma ferramenta que analisa a situação atual da empresa. Até é possível definir uma meta sem um diagnóstico, afinal, uma meta é aonde você quer chegar… mas o difícil mesmo é planejar o caminho à percorrer para alcançar essa meta, sem saber o ponto de partida (onde sua empresa está hoje?).

2) Não definir os responsáveis de cada ação

Após traçar o plano, é a hora de agir! Mas e aí, quem vai agir? Quando não definimos os responsáveis por cada ação do plano, ele não funciona. Por exemplo, você percebe que sua equipe já está com o plano atrasado e na hora de cobrar um funcionário sobre tal tarefa, ele vai dizer que não conseguiu fazer porque o Fulano não fez outra tal tarefa, e por aí vai…

3) Deixar membros da equipe sem metas

Juntos somos mais! E sabendo disso, é necessário que todos cumpram sua parte. Deixar um membro da equipe sem metas, é isentá-lo de responsabilidades, e por mais que ele queira ajudar, não vai ter certeza se suas ações estão somando ou atrapalhando a equipe. Inclua todos no processo!

4) Deixar um objetivo sem Plano de Ação

Ter um objetivo é ótimo, mas não saber como alcançá-lo é terrível. É necessário ter um plano de ação justamente para saber se seu trabalho está tendo o resultado esperado, rumo ao seu objetivo, claro.

5) Deixar algum objetivo sem uma meta mensurável

É de extrema importância saber o que cada etapa tem que alcançar. Caso a etapa 1 não atinja a meta corretamente, e você inicie a etapa 2, ela já começa de forma errada. Só de deve iniciar a etapa 2 após criar uma etapa 1,5 emergencial, por exemplo, para alcançar a meta e seguir com o Plano…

6) Não monitorar a realização das metas e a execução dos planos

É muito óbvio, se tem um Plano, tem que monitorar! Mas ainda assim, tem pessoas que esquecem, e aí os prazos não são cobrados, as metas não são atingidas e quando você vai ver, está atrasado e cheio de retrabalhos…

7) Não realizar a reunião periódica de avaliação

Para manter seu negócio saudável, é necessário reunir-se periodicamente para ver como as coisas estão. A cada nova reunião os resultados das ações realizadas são apresentados, ou no caso de alguma ação não feita, é dado uma justificativa e até remanejado de forma correta. Quem deixa de fazer essa reunião, perde a chance de acompanhar de perto o plano, deixando passar vários detalhes, principalmente os que estão sob responsabilidade de outros.

 

As vezes “seguir o plano” tem mais detalhes do que imaginamos, e só tomarmos consciência disso na prática. O Planejamento Estratégico é essencial para o alcance de seus objetivos, faça-o bem feito e evite cair em um desses 7 erros citados acima, e com certeza você estará no caminho certo.

Em casos de dúvidas, pode entrar em contato conosco.

Sair da versão mobile