Chamamos de Plano de Marketing, todos os detalhes de ação que são feitos para lançamento ou preservação de um produto ou serviço no mercado. O importante ao elaborar um Plano de Marketing, é fazer uma pesquisa, um levantamento de todas as informações que serão necessárias para montagem de uma boa estratégia.
Esses são as 6 fases para elaboração de um Plano de Marketing:
1) Rascunho
Devemos detalhar a apresentação do Plano de Marketing de forma breve, contendo a situação atual, o objetivo definido e as estratégias a implementar. E tudo bem se você não tem total certeza sobre seu objetivo, pois a intenção aqui é ter seu plano exposto, em no máximo 3 páginas, para que possa visualizá-lo com mais clareza, e ao longo do processo, entenderá qual o caminho certo e o que deve ser deixado para lá.
2) Análise Ambiental
Também de forma breve e objetiva, deve ser apresentada a atual situação do mercado em geral, quem são as empresas concorrentes, quais são as ameaças e as oportunidades que o ambiente econômico-social ou político podem gerar para a empresa, e finalmente, comparar a empresa com os principais concorrentes em termos de diversas variáveis (pessoal, equipamentos, finanças e marketing, por exemplo).
3) Objetivos
Ao definir os objetivos, é necessário ser realista, e definir quais são os objetivos qualitativos e quantitativos, definindo um prazo para alcançar cada um.
4) Estratégias de Marketing
Deve-se definir o mercado alvo a obter o posicionamento na mente do consumidor e as estratégias à serem implementadas para o mix de marketing, através de seus componentes (Produto, Preço, Praça e Promoção).
5) Plano de Ação
Como deverá ocorrer a operacionalização de cada ação a ser implementada pela estratégia do plano em relação às atividades específicas, os encargos ou responsáveis, o período e os orçamentos alocados para cada ação.
6) Projeção de Vendas e Lucro
Esta é a fase final, e nela devem estar definidos os valores das vendas e lucros (R$) a obter por períodos.
Como podemos notar, a elaboração de um Plano de Marketing precisa de muitas informações do mercado, da empresa e da concorrência, assim como uma clara definição dos objetivos e as estratégias a implementar.
Após algum tempo da execução completa do Plano de Marketing, é necessário realizar uma análise para verificar se as ações foram realizadas como o planejado, e se os resultados obtidos estão no caminho e prazo certo para seu objetivo.