Benefícios de implantar a ISO 45001 e por que se certificar

16 de setembro de 2020por Eduardo Ercoli0

Qual o objetivo da ISO 45001 e seus benefícios para a empresa

A ISO 45001, publicada em 2018, substitui, na verdade, a OHSAS 18001. E tem o objetivo, dessa forma, de estabelecer diretrizes para o Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho. Ou seja, prevê a adoção de procedimentos que garantam segurança à saúde dos colaboradores das empresas. 

Por meio da gestão de riscos e prevenção de acidentes de trabalho, a ISO 45001 promove melhora no desempenho de empregados e empregadores, além de assegurá-la diante de normas trabalhistas.

Segundo publicação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas):

David Smith, presidente do comitê da ISO/PC 283, que desenvolveu a ISO 45001, acredita que a nova Norma Internacional será uma verdadeira mudança para milhões de trabalhadores: ‘Espera-se que a ISO 45001 leve a uma grande transformação nas práticas no local de trabalho e reduza o trágico número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho em todo o mundo’. A nova norma ajudará as organizações a fornecer um ambiente de trabalho seguro e saudável para os trabalhadores e os visitantes, melhorando continuamente a performance de Segurança e Saúde Ocupacional.

Quais são as principais mudanças da Ohsas 18001 para ISO 45001

Ainda que a ISO 45001 venha a substituir a OHSAS 18001, não rompe com ela. Pelo contrário, baseia-se no que as normas britânicas da OHSAS (Occupational Healthy and Safety) já previa para um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO). 

Às previsões anteriores, então, também acrescenta diretrizes da OIT (Organização Internacional do Trabalho), na construção de normas internacionais capazes de garantir a segurança dos empregados e, claro, gerar benefícios aos processos internos das empresas.

A proposta da ISO 45001 é justamente permitir às empresas um sistema de gestão integrado, em que qualidade de processos e resultados (ISO 9001) e gestão ambiental (ISO 14001) possam ser efetivados em conjunto à segurança ocupacional.

Cabe lembrar, contudo, que o prazo estabelecido para que as empresas já certificadas pela OHSAS 18001 se adequem às normas da ISO 45001 é de 3 anos. Ou seja, até 2021 as empresas deverão atender aos novos requisitos de gestão de trabalho.

ISO 45001

Impacto da certificação ISO e benefícios para as empresas

Os benefícios de implantar a ISO 45001 vão além do reconhecimento externo, embora o impacto à imagem da empresa seja um grande diferencial. Os benefícios de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional incluem:

  • Mudança na cultura e na gestão estratégica da empresa;
  • Compliance e adequação à legislação trabalhista;
  • Prevenção de riscos a acidentes e doenças ocupacionais;
  • Melhora na produtividade e clima organizacional da empresa
  • Redução de custos e reconhecimento externo

Sim, como você verá, a certificação ISO 45001 também pode significar redução de custos, apesar dos investimentos necessários em segurança do trabalho.

Conheça mais, então, de cada um dos benefícios.

1. Mudanças na cultura e gestão da empresa

O primeiro impacto da certificação ISO 45001, sem dúvidas, é uma mudança na cultura e na gestão da empresa.

Toda mudança é vista com ressalvas, mas implementar um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional significa também mudar a forma como os colaboradores veem o próprio trabalho. E dessa maneira, pode representar mudanças significativas até mesmo nas relações, seja entre funcionários e gestores ou funcionários e a empresa.

Um gestor que se dedique a implementar estratégias seguras para seus funcionários têm maior probabilidade de ser admirado e respeitado por seus colaboradores. Indiretamente, isto pode representar melhora no engajamento da equipe nos processos produtivos.

Do mesmo modo, quando se estabelece uma cultura de segurança ocupacional, os próprios funcionários tornam-se mais conscientes dos riscos de suas ocupações. E como você verá mais adiante, esse cuidado auxilia na redução de custos para o negócio.

Por fim, a participação de todos dentro da empresa fomenta a inovação e o constante cuidado com a segurança do trabalho. Ou seja, implica em cada vez mais atenção também a melhorias contextuais do próprio trabalho.

2. Compliance e adequação à legislação trabalhista

Um dos requisitos da ISO 45001, assim como de outras certificações ISO, é o compliance. Ou seja, a adequação dos procedimentos internos da empresa à legislação. E no que se refere à segurança ocupacional, portanto, é necessário observar a legislação trabalhista.

De que modo isto é um benefício do ponto de vista da empresa?

Além de representar uma melhora nas relações de trabalho e promover a sustentabilidade do negócio, implica na redução de custos sobre a qual falaremos adiante. Afinal, processos pela insegurança podem gerar despesas desnecessárias pela perspectiva preventiva. Do mesmo modo, há multas e penalidades legais aplicáveis às empresas que não atuam em conformidade à legislação.

3. Saúde e Segurança do Trabalho (SST): prevenção de riscos a acidentes e doenças ocupacionais

Pela legislação trabalhista, as empresas devem oferecer segurança às diferentes ocupações de que necessitam. Isto significa oferecer todos os instrumentos necessários para prevenir ao máximo os riscos de um trabalho. Nem sempre, contudo, esses instrumentos são apenas na forma de equipamentos de proteção. Embora o aparato ferramental seja essencial, existem processos que podem ser implementados na garantia da qualidade do serviço para o colaborador e para o produto final.

Reduzir os riscos de acidentes e doenças ocupacionais, todavia, não é um benefício apenas legal. Investir nessa melhoria significa também reduzir custos associados à ocorrências desses acidentes como: perda de mão de obra pela incapacidade de continuidade no trabalho, alta taxa de rotatividade e até mesmo custos com seguros.

4. Redução de custos e reconhecimento externo

Chegamos, enfim, aos benefícios monetários à empresa. Porque, sim, implementar a ISO 45001 é também reduzir custos. E como isso? 

Por mais que você invista algum valor  na proteção dos colaboradores, você economizará mais com a prevenção a todos os riscos já citados. Imagine, por exemplo, o quanto é gasto com a saída de um um funcionário e a sua recontratação.

Agora pense que essa rotatividade poderia ser prevenida com a implementação de medidas de segurança. Assim, tanto os riscos seriam prevenidos quanto o próprio colaborador se sentiria mais satisfeito com seu ambiente de trabalho.

Há, no entanto, também custos diretos da não observação da segurança. É o caso, por exemplo, das multas governamentais já citadas, dos seguros por doenças laborais e das indenizações eventualmente pagas a título trabalhista.

Por fim, implementar um sistema de segurança ao trabalho pode gerar mais receita para a empresa. Afinal, o reconhecimento é algo avaliado por muitos clientes na hora da contratação e, sobretudo, por bons clientes.

Hoje, negociar é mais do que comprar um produto ou serviço: é entrar em uma relação que pode ser positiva ou negativa para as partes. Sendo assim, há clientes que vão preferir fechar contratos com empresas que ofereçam segurança do ponto de vista trabalhista do que se envolver com empresas que ofereçam não sejam certificadas, sob o risco de serem afetados negativamente em caso de dissídios.

 A imagem que a marca passa para o mercado, portanto, impacta no seu valor.

Como implementar a ISO-45001

Com visto, o objetivo principal da ISO-45001 é garantir um ambiente de trabalho seguro, independente das áreas de atuação. Por óbvio, alguns setores necessitarão de mais ou menos meios de gestão de risco a depender da atividade. Mas a proposta é que se garanta, desse modo, a saúde ocupacional a todos os colaboradores.

Como para as demais normas e certificações ISO, entretanto, implementar a ISO-45001 exige análise das normas especificadas pela International Organization for Standardization e um processo de auditoria. 

Para as empresas já certificadas, tanto pela OHSAS 18001 quanto pelas demais certificações ISO, a tendência é que o processo seja mais simples, diante da integração entre normas já comentadas. E ser certificado nos demais sistemas de gestão significa que grande parte dos processos internos já estão alinhados a um padrão internacional.

Conforme nota da ABNT:

A nova norma de Saúde e Segurança Ocupacional baseia-se nos elementos comuns encontrados em todas as normas de sistemas de gerenciamento da ISO e usa um modelo simples de Plan-Do-Check-Act (PDCA), que fornece uma estrutura para que as organizações planejem o que precisam implementar para minimizar o risco de danos. As medidas devem abordar preocupações que podem levar a problemas de saúde a longo prazo e ausência no trabalho, bem como aqueles que dão origem a acidentes.

Para aqueles, no entanto, que não se sentem seguros para um processo de auditoria, empresas como a Ercoli oferecem serviço de consultoria para ISO 45001 e auxiliam na adequação prévia à auditoria.

Quer ser receber uma certificação ISO? Entre em contato com a Ercoli Consultoria e receba uma proposta!

 

Eduardo Ercoli

Diretor Geral e sócio da Ercoli Consultoria, Engenheiro Civil (UFPR), Pós-Graduado em Planejamento e Gerenciamento Estratégico (PUC/PR), Lead-Auditor ISO-9001, ISO-14001, SA-8000, Consultor e Instrutor Credenciado do SEBRAE/SC em Gestão de Processos, Consultor Sênior com 23 anos de experiência em consultoria empresarial, Parceiro comercial do organismo de certificação Italiano RINA, Atuou como auditor de organismo de certificação Suíço SGS por 10 anos. Atuação como consultor em empresas de prestação de serviços e indústrias de diversos ramos de atividades.

Deixa um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ERCOLI CONSULTORIANossos contatos
Estamos atentos ao seu contato.
(47) 9 8831-9595
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar
https://ercoliconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2020/08/img-footer-map-ercoli.png
Blumenau/SC: R. XV de Novembro, 1336 – 12º andar, Sala 120 – Centro
Bauru/SP: Rua Floriano Peixoto, quadra 17, nº 116 - Jardim Estoril
ENTRE EM CONTATORedes sociais da Ercoli
Faça parte da nossa rede de contatos