Como o diagnóstico empresarial pode auxiliar as empresas
Você já fez ou pensou em fazer um diagnóstico empresarial para o seu negócio?
Cada vez mais, os empresários focam nessa ferramenta para o planejamento e a condução de seus negócios. E de fato, é uma estratégia eficaz para o meio empresarial. Afinal, essa análise pode revelar importantes elementos e oportunidades de ação para a sua empresa.
Apesar de ter conquistado muitos setores como uma estratégia de sucesso, contudo, ainda não se pode dizer que o diagnóstico empresarial é feito pela maior parte do mercado.
Pelo contrário, muitos ainda não conhecem direito os benefícios da coleta de informações para seus empreendimentos. Outros até mesmo não sabem como fazê-la. E por acharem que será algo difícil, adiam a sua realização.
Quando uma empresa já tem um histórico de investimentos e ações, pode parecer difícil realizar um diagnóstico. Afinal, você precisará analisar muitos números e dados pré-existente. No entanto, é algo necessário dentro da sua estratégia.
E você verá que você pode e deve realizar um diagnóstico empresarial dentro da sua empresa com o objetivo de analisar a situação dela.
Uma vez que você saiba a real situação do seu negócio, tem capacidade de tomar decisões mais objetivas. Mas também pode tomar decisões que andem em direção às suas metas.
O que é Diagnóstico Empresarial e qual a sua importância
O Diagnóstico Empresarial é uma ferramenta de consultoria que tem como objetivo analisar a situação da empresa. Ou seja, é o levantamento de informações para o desenho de um cenário do negócio.
O que um consultor analisa, entretanto, no diagnóstico?
O consultor analisará dados relativos à sua empresa, como:
- opiniões;
- entrevistas;
- observações; e
- dinâmicas de grupo.
Esses dados são úteis para definir o estado da empresa e ajudam a identificar dificuldades, ameaças e oportunidades. Assim, a sua empresa poderá crescer e se desenvolver, mesmo em um mercado competitivo.
Organização estrutural e coleta de informações da empresa
Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, o Diagnóstico Empresarial, no entanto, não é um dos pilares da organização. É, sim, de uma ferramenta de coleta informações. E você pode ou não utilizá-lo no processo de organização ou reorganização da empresa ou em conjunto a ela.
Existem diferentes visões das estratégias organizacionais das empresas. Contudo, você encontrará como pilar da organização empresarial, por exemplo:
- gestão financeira;
- indicadores e métricas;
- lucratividade e contabilidade;
- planejamento estratégico;
- análise de mercado.
E tantos outros elementos podem constituir essa estrutura de organização. Todos eles, no entanto, demandam a análise constante. E mais do que isso, precisam ser vistos pela ótica da situação presente em contraposição a dados anteriores e às metas futuras.
E o diagnóstico empresarial poder auxiliar nesse procedimento.
Sua responsabilidade, portanto, não é solucionar, mas sim identificar problemas em todo processo de gestão empresarial. E dessa forma, o gestor terá mais facilidade em direcionar qual ferramenta será usada para solucionar um determinado problema.
Qual o objetivo do Diagnóstico Empresarial?
De forma simples, o objetivo do Diagnóstico Empresarial é mostrar a real situação da organização. Ou seja, mostrar a sua realidade, o estado em que se encontra.
Por mais que os colaboradores e gestores vivenciem o dia-a-dia da empresa, pode haver números e elementos ocultos. Isto é, pode haver dados não identificados e que ameacem, senão a manutenção da empresa, ao menos o seu desenvolvimento de forma sustentável.
A partir dessa análise, então, é possível traçar metas reais e possíveis de serem alcançadas. Afinal, a ideia não é definir metas impossíveis, mas estabelecer objetivos que podem ser alcançados de acordo com a situação presente de cada empresa.
Se a sua empresa está em determinado patamar, mas o mercado permite apenas uma taxa de crescimento de x por cento, o quanto ela pode alcançar com a estratégia certa? Ou o quanto a sua empresa deixa de crescer por não investir adequadamente?
No momento em que o gestor estiver elaborando as estratégias de ação ou de intervenção do ambiente, por exemplo, elas só terão sucesso se todas as informações que foram levadas em consideração em sua criação forem verídicas.
Por isso, também, cuidado no momento de realizar o diagnóstico empresarial para não maquiar, ainda que sem querer, dados importantes da sua empresa. Abaixo você verá o que precisa considerar, portanto, neste momento.
Como fazer um diagnóstico empresarial
Muitos gestores precisam de ajuda na hora de realizar o Diagnóstico da sua organização, se esse for o seu caso, você pode entrar em contato conosco neste link.
Mas se, ainda assim, você deseja saber como fazer um diagnóstico empresarial, aqui estão algumas dicas do que fazer na sua empresa.
1. Coleta de informações
Anteriormente, você viu as formas pelas quais um consultor consegue coletar dados da sua empresa. E existem, ainda, outras formas de pesquisa que você ou os responsáveis pelo diagnóstico empresarial podem utilizar. Inclusive, a cada dia surgem novas técnicas e ferramentas de análise de dados que podem ser fundamentais para o seu diagnóstico.
Converse com os colaboradores da empresa, antes de tudo. Ver a percepção daqueles que fazem parte do processo é uma etapa essencial da coleta de informações no diagnóstico empresarial. E dessa maneira, você conseguirá também direcionar as demais pesquisas. O que ninguém mencionou, mas é importante no planejamento empresarial? O que todos apontaram como um ponto de atenção? Como é o processo interno da empresa?
Perguntas como essa conduzirão uma visão dos processos internos, mas devem ser acompanhadas de dados e relatórios para que as posteriores ações não se fundamentem apenas em percepções.
Nesta etapa, portanto, é importante reunir relatórios de todas as áreas da empresa para análise de performance.
Quais área devem ser analisadas nesse processo?
Todas as áreas devem ser observadas para fins de diagnóstico empresarial, porque o gargalo de uma empresa pode estar em qualquer setor dela. Por exemplo, se a área de marketing de um software jurídico tem problemas, isto pode refletir nos setores comerciais e de pós-venda. Do mesmo modo, problemas organizacionais de uma etapa de meio podem influenciar as estratégias das etapas anteriores ou posteriores no processo da empresa.
2. Análise de dados
Com os dados em mãos, é o momento de analisá-los. Isto significa, portanto, correlacionar informações. Verifique qualidade e quantidade nos dados. E não menospreze os números. Um dado aparentemente insignificante pode ter um peso enorme no resultado do diagnóstico empresarial.
Por essa razão, é importante contar com pessoas competentes a realizar esse diagnósticos e que pode oferecer análises mais aprofundadas e coerentes.
3. Identificação de problemas
Após a análise dos dados da empresa, você conseguirá, talvez, identificar alguns problemas. E para eles, deverá pensar em soluções a curto, médio ou longo prazo, embora o momento de solução seja mais adiante.
É interessante avaliar o grau desses problemas, com base no impacto para o processo e na facilidade de resolução. Isto permite aos gestores priorizarem as ações dentro do negócio e planejarem bem o que se vem a chamar de “intervenção empresarial”
4. Análise e intervenção empresarial: do problema à solução
Enfim, chega o momento de ação, mas não uma ação sem planejamento. A intervenção empresarial depende justamente de um planejamento estratégico. É preciso, dessa maneira, analisar o contexto, identificar os problemas e verificar a viabilidade das soluções conforme a capacidade do negócio.
Nem todas as ações serão imediatada, assim como seus resultados. Independentemente do tempo de implementação da proposta de intervenção, é importante que os gestores tenham a visão de que esse planejamento trará frutos ao negócio, seja em aumento dos lucros, seja na manutenção do tempo de vida da empresa.
Realizar esses passos do diagnóstico empresarial, por fim, requer uma visão de mercado e de negócio.
Atualizado em: 20 de agosto de 2020
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