Certificação SA 8000: diretrizes de adequação à norma

20 de novembro de 2019por Eduardo Ercoli0

Diretrizes SA 8000

A SA 8000 tem sua última versão emitida no ano de 2014. As empresas que prezam pela responsabilidade social aderem, então, à certificação desta norma. E ela também tem uma correspondente similar editada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), onde temos a NBR 16001.

Muitas pessoas confundem responsabilidade social com realização de ações sociais, mas não é bem assim.

A responsabilidade social é uma maneira de conduzir os negócios de forma a atender as necessidades de toda sociedade. A Norma SA 8000 vem consolidar a cultura social nas organizações através da definição de políticas e procedimentos. Os principais tópicos abordados na SA8000 são:

  • Cumprimento a requisitos legais e convenções;
  • Trabalho infantil;
  • Trabalho forçado;
  • Saúde e Segurança no Trabalho;
  • Liberdade de associação e direito à representatividade;
  • Discriminação;
  • Práticas disciplinares;
  • Horário de trabalho;
  • Salário;
  • Contrato de trabalho.

Curiosidades das auditorias SA8000

Em todos estes tópicos citados acima, a SA8000 define diretrizes para atendimento aos requisitos, fazendo com que a empresa, ao atender o requisito, tenha sua certificação concedida.

As auditorias do organismo certificador nas empresas difere um pouco das auditorias de outros sistemas de gestão, tais como ISO9001, ISO14001, ISO45001, etc.

As auditorias de responsabilidade social devem resguardar as informações dos colaboradores da empresa e as entrevistas são realizadas a portas fechadas com privacidade, e em grupos de colaboradores e individualmente, através de um critério definido em norma conforme a quantidade de colaboradores da empresa.

Logicamente que o auditor é preparado para analisar criticamente as informações e não se basear apenas em fatos pontuais ou até mesmo em colaboradores que queiram prejudicar a empresa.

Por outro lado existem aqueles relatos verídicos, onde os colaboradores podem alegar assédio moral, discriminação racial, discriminação religiosa, trabalho forçado para cumprimento de horas extras, entre outros itens.

A questão salarial também merece um destaque, pois a SA8000 traz uma fórmula para cálculo do valor correto do salário que os colaboradores devem receber, sendo que esta fórmula considera que com o valor calculado o colaborador consigo ter uma vida digna.

Enfim, empresa com responsabilidade social comprovadamente certificada SA8000, além de atenderem a legislação vigente, também mostram a preocupação com a valorização das pessoas e o bem estar da sociedade.

Quer saber como conseguir a Certificação SA 8000? Entre em contato com a Ercoli Consultoria!

Eduardo Ercoli

Eduardo Ercoli

Diretor Geral e sócio da Ercoli Consultoria, Engenheiro Civil (UFPR), Pós-Graduado em Planejamento e Gerenciamento Estratégico (PUC/PR), Lead-Auditor ISO-9001, ISO-14001, SA-8000, Consultor e Instrutor Credenciado do SEBRAE/SC em Gestão de Processos, Consultor Sênior com 23 anos de experiência em consultoria empresarial, Parceiro comercial do organismo de certificação Italiano RINA, Atuou como auditor de organismo de certificação Suíço SGS por 10 anos. Atuação como consultor em empresas de prestação de serviços e indústrias de diversos ramos de atividades.

Deixa um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ERCOLI CONSULTORIANossos contatos
Estamos atentos ao seu contato.
(47) 9 8831-9595
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar
https://ercoliconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2020/08/img-footer-map-ercoli.png
Blumenau/SC: R. XV de Novembro, 1336 – 12º andar, Sala 120 – Centro
ENTRE EM CONTATORedes sociais da Ercoli
Faça parte da nossa rede de contatos

Ercoli Consultoria. Todos os direitos reservados.

Ercoli Consultoria. Todos os direitos reservados.