Como avaliar seus colaboradores e benefícios da avaliação de desempenho para o seu negócio
Uma das maiores dificuldades de todo gestor é entender o quanto sua equipe está sendo produtiva ou não e, claro, equilibrar, assim, o desempenho dentro do time. Afinal, este é um elemento importante, inclusive, para decidir sobre promoções. E, se pensarmos bem, impacta muito a cadeia de processos em geral. Por isso, desenvolver uma avaliação de desempenho bem pensada é essencial.
Existem, contudo, diversos fatores a se considerar. Por exemplo, uma pessoa não entregar os resultados desejados não significa, necessariamente, que ela não tenha bom desempenho. Talvez o problema esteja em outra parte do processo. Ou pode ser que, sim, algo impeça o bom desempenho dela.
Como você pode identificar isso então?
É o que venho mostrar a você neste artigo.
O que é avaliação de desempenho
Avaliação de desempenho é uma metodologia, entre os vários tipos possíveis, aplicada para medir a performance dos colaboradores da sua empresa, a partir de uma análise individual e de uma análise comparativa com o grupo, dentro dos parâmetros estabelecidos.
Como você verá, existem diferentes formatos de avaliação de desempenho. Portanto, o ideal é escolher aquela que melhor se encaixa na dinâmica da sua equipe e nos propósitos da sua empresa.
Como avaliar um funcionário?
Cada vez mais a preocupação com os colaboradores é um tema de debate entre as empresas.
De um lado, bons colaboradores aumentam as chances de bons resultados. Portanto, acompanhar o desempenho deles é um dos elementos da gestão pautada para o sucesso.
De outro lado, contudo, avaliar o desempenho é uma forma de manter colaboradores mais felizes também. E com isso, então, contribuir para a sua retenção. Afinal, a troca de colaboradores pode gerar mais custos à empresa.
Veja, portanto, os tipos de avaliação de desempenho.
Tipos de avaliação de desempenho
Da avaliação dos gestores à avaliação da própria equipe, existem diferentes formatos de avaliação de desempenho. A melhor para a sua equipe será aquela que possa ser implementada de forma confiável, mas também honesta.
- Matriz 9 Box;
- Autoavaliação de desempenho;
- Avaliação da equipe;
- Avaliação de desempenho 180º;
- Avaliação de desempenho 360º;
- Avaliação por competência;
- Avaliação por objetivos;
- Escala gráfica;
- Avaliação do líder.
Abaixo, explico melhor cada um deles.
1. Matriz 9 Box ou Nine Box
A Matrix 9 Box (9 Box, Nine Box ou Matriz de Desempenho e Potencial) é uma ferramenta de avaliação de desempenho que permite ponderar:
- a performance atual;
- os resultados esperados.
A técnica surgiu em meados dos anos 70 e fez bastante sucesso por permitir ações estratégicas dentro da gestão de pessoas e da inovação empresarial.
O principal objetivo da Matrix 9 Box é identificar, dentro do quadro de colaboradores, quais ainda podem se desenvolver, para o que será necessário tomar algumas ações, e quais podem ter novas posições, com uma promoção ou mudança de cargo e setor.
A ferramenta é simples e possui custo baixo. Para isso, basta criar 9 quadros, a partir dos eixos potencial x desempenho, com as seguintes classificações:
- potencial (competências):
- alto;
- médio;
- baixo;
- desempenho (resultados):
- abaixo do esperado;
- esperado;
- acima do esperado;
Confira uma tabela de exemplo:
Potencial (competências) | Alto | Enigma | Forte desempenho | Alto potencial |
Médio | Questionável | Mantenedor | Forte desempenho | |
Baixo | Insuficiente | Eficaz | Comprometido | |
Abaixo do esperado | Esperado | Acima do esperado | ||
Eixos | Desempenho (resultados) |
Quanto mais acima e à direita, mais preparado o profissional e melhor a avaliação de desempenho dele. A partir disso, então, temos as seguintes avaliações de desempenho:
- Ótimo
- Alto potencial (alto potencial e alto desempenho)
- Bom
- Forte desempenho (alto potencial e médio desempenho)
- Forte desempenho (médio potencial e alto desempenho)
- Regular
- Enigma (alto potencial e baixo desempenho)
- Mantenedor (médio potencial e médio desempenho)
- Comprometido (baixo potencial e alto desempenho)
- Ruim
- Questionável (médio potencial e baixo desempenho)
- Eficaz (baixo potencial e médio desempenho)
- Péssimo
- Insuficiente (baixo potencial e baixo desempenho)
2. Autoavaliação de desempenho
A autoavaliação de desempenho é a oportunidade do próprio colaborador fazer sua avaliação de desempenho. Ou seja, avaliar seu crescimento, seu potencial e seus resultados.
A dificuldade desse formato é criar um ambiente de sinceridade. Como aplicar, então, uma autoavaliação de desempenho que realmente seja eficiente?
É interessante que a equipe responsável por elaborar o processo de avaliação de desempenho crie mecanismos para direcionar a autocrítica, como, por exemplo, requisitos ou itens a se analisar
3. Avaliação da equipe
A avaliação da equipe é o processo de avaliação de desempenho do time em geral. Claro, você poderá dividir por áreas para ser mais fácil identificar os pontos altos e baixos. O importante é lembrar-se de que dificilmente uma pessoa trabalhará sozinha. Então, é interessante analisar o todo, até mesmo para ver possibilidades dentro do desenvolvimento individual de sua equipe.
4. Avaliação de desempenho 180º
A avaliação de desempenho 180º une a autoavaliação à avaliação do líder. Portanto, é uma contraposição do que o colaborador avalia de seu desempenho e do que o seu gestor avalia dentro dos mesmos parâmetros.
O interessante da metodologia é que ela une dois olhares diferentes e não apenas visão hierárquica ou da empresa, mas o que o próprio colaborador vê de seu trabalho. E isto pode contribuir para novos insights e melhorias.
5. Avaliação de desempenho 360º
Assim como a avaliação de desempenho 180º, a avaliação de desempenho 360º une diferentes perspectivas sobre o trabalho de um profissional. A diferença é que, além da visão do próprio colaborador e do líder, pede-se uma avaliação dos demais membros da equipe.
Esta é considerada uma das formas de avaliação de desempenho mais completas, porque permite que pessoas que trabalham diretamente com aquela pessoa tenham a oportunidade de trazer suas perspectivas, positivas ou não. Portanto, supre alguns gaps que a liderança, às vezes, não consegue identificar.
6. Avaliação por competência
A avaliação de desempenho por competências, avalia três itens:
- C – Conhecimento: aptidões cognitivas, “saber algo”.
- H – Habilidade: domínio psicomotor, “saber fazer”.
- A – Atitude: fator motivador, “querer fazer”.
A ferramenta é bastante interessante para entender as soft skills e hard skills dos colaboradores.
7. Avaliação por objetivos
A avaliação por objetivos é uma ferramenta de avaliação de desempenho que permite identificar se o colaborador atingiu as expectativas da empresa. Contudo, para isso é preciso que os objetivos sejam definidos antes e que fiquem claros para o colaborador. Do contrário, será uma avaliação incoerente em relação à proposta.
Por tratar de expectativas, pode ser também chamada de avaliação por metas e resultados, em uma visão mais quantitativa da atividade, embora se possa traçar também objetivos qualitativos.
8. Escala gráfica
A escola gráfica é uma das ferramentas de avaliação de desempenho mais tradicionais. Consiste, assim, em um formulário com requisitos de avaliação e notas a serem atribuídas.
Na primeira coluna da tabela da escala gráfica, colocam-se variáveis. Ou seja, os itens a se avaliar. Na segunda coluna, deve-se preencher a avaliação em uma escala. Por tanto, de péssimo a ótimo ou de 0 a 5, conforme a melhor estratégia de atribuição de notas para o contexto.
9. Avaliação do líder
A avaliação de desempenho do líder é, na verdade, uma avaliação do time sobre o desempenho do próprio líder. Afinal, a liderança tem um papel importante no desenvolvimento da equipe nas estratégias da empresa.
Um desempenho abaixo do esperado do time, por exemplo, pode ter como principal fato a liderança e não os colaboradores individualmente.
O papel do RH ou da equipe que desempenha a função de cuidar do processo de avaliação de desempenho, no entanto, é garantir a segurança para que os colaboradores possam dar feedbacks sinceros sobre seus líderes sem o risco de sofrerem punições por isso.
Por que avaliar um funcionário?
A cultura dos feedbacks, dessa maneira, é essencial dentro das empresas. E o processo de avaliação de desempenho permite que a liderança veja pontos de melhoria – inclusive , uma dos elementos nas certificações ISO é a visão de melhoria contínua – não apenas no desempenho dos seus colaboradores, mas no seu próprio desempenho e nos processos internos.
Ambientes em que a avaliação é uma recorrência, enfim, costumam ser mais saudáveis e, consequentemente, ter melhores resultados. Portanto, fazer a avaliação contínua é um elemento para a prosperidade dentro das empresas.
Por fim, qual o melhor tipo de avaliação de desempenho para sua empresa?
Tudo depende da sua estratégia, do seu formato e da sua capacidade. Entretanto, algo que muitas empresas têm feito é mesclar as ferramentas.
Aliar a escala gráfica com a avaliação 360º, por exemplo, é uma ideia. Mas existem diferentes possibilidades e abertura para inovação.
One comment
Eduardo Ercoli
16 de agosto de 2022 at 21:19
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jeandavilow
19 de novembro de 2024 at 13:11
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