Como fazer a avaliação de desempenho dos colaboradores?

26 de junho de 2021por Eduardo Ercoli1

Como avaliar seus colaboradores e benefícios da avaliação de desempenho para o seu negócio

Uma das maiores dificuldades de todo gestor é entender o quanto sua equipe está sendo produtiva ou não e, claro, equilibrar, assim, o desempenho dentro do time. Afinal, este é um elemento importante, inclusive, para decidir sobre promoções. E, se pensarmos bem, impacta muito a cadeia de processos em geral. Por isso, desenvolver uma avaliação de desempenho bem pensada é essencial.

Existem, contudo, diversos fatores a se considerar. Por exemplo, uma pessoa não entregar os resultados desejados não significa, necessariamente, que ela não tenha bom desempenho. Talvez o problema esteja em outra parte do processo. Ou pode ser que, sim, algo impeça o bom desempenho dela.

Como você pode identificar isso então?

É o que venho mostrar a você neste artigo.

avaliação de desempenho

O que é avaliação de desempenho

Avaliação de desempenho é uma metodologia, entre os vários tipos possíveis, aplicada para medir a performance dos colaboradores da sua empresa, a partir de uma análise individual e de uma análise comparativa com o grupo, dentro dos parâmetros estabelecidos.

Como você verá, existem diferentes formatos de avaliação de desempenho. Portanto, o ideal é escolher aquela que melhor se encaixa na dinâmica da sua equipe e nos propósitos da sua empresa.

Como avaliar um funcionário?

Cada vez mais a preocupação com os colaboradores é um tema de debate entre as empresas. 

De um lado, bons colaboradores aumentam as chances de bons resultados. Portanto, acompanhar o desempenho deles é um dos elementos da gestão pautada para o sucesso.

De outro lado, contudo, avaliar o desempenho é uma forma de manter colaboradores mais felizes também. E com isso, então, contribuir para a sua retenção. Afinal, a troca de colaboradores pode gerar mais custos à empresa.

Veja, portanto, os tipos de avaliação de desempenho.

Tipos de avaliação de desempenho

Da avaliação dos gestores à avaliação da própria equipe, existem diferentes formatos de avaliação de desempenho. A melhor para a sua equipe será aquela que possa ser implementada de forma confiável, mas também honesta. 

  1. Matriz 9 Box;
  2. Autoavaliação de desempenho;
  3. Avaliação da equipe;
  4. Avaliação de desempenho 180º;
  5. Avaliação de desempenho 360º;
  6. Avaliação por competência;
  7. Avaliação por objetivos;
  8. Escala gráfica;
  9. Avaliação do líder.

Abaixo, explico melhor cada um deles.

1. Matriz 9 Box ou Nine Box

A Matrix 9 Box (9 Box, Nine Box ou Matriz de Desempenho e Potencial) é uma ferramenta de avaliação de desempenho que permite ponderar:

  • a performance atual;
  • os resultados esperados.

A técnica surgiu em meados dos anos 70 e fez bastante sucesso por permitir ações estratégicas dentro da gestão de pessoas e da inovação empresarial.

O principal objetivo da Matrix 9 Box é identificar, dentro do quadro de colaboradores, quais ainda podem se desenvolver, para o que será necessário tomar algumas ações, e quais podem ter novas posições, com uma promoção ou mudança de cargo e setor.

A ferramenta é simples e possui custo baixo. Para isso, basta criar 9 quadros, a partir dos eixos potencial x desempenho, com as seguintes classificações:

  • potencial (competências):
    • alto;
    • médio;
    • baixo;
  • desempenho (resultados):
    • abaixo do esperado;
    • esperado;
    • acima do esperado;

Confira uma tabela de exemplo:

Potencial

(competências)

AltoEnigmaForte desempenhoAlto potencial
Médio

Questionável

MantenedorForte desempenho
BaixoInsuficienteEficaz

Comprometido

Abaixo do esperado

Esperado

Acima do esperado

Eixos

Desempenho (resultados)

Quanto mais acima e à direita, mais preparado o profissional e melhor a avaliação de desempenho dele. A partir disso, então, temos as seguintes avaliações de desempenho:

  • Ótimo
    • Alto potencial (alto potencial e alto desempenho)
  • Bom
    • Forte desempenho (alto potencial e médio desempenho)
    • Forte desempenho (médio potencial e alto desempenho)
  • Regular
    • Enigma (alto potencial e baixo desempenho)
    • Mantenedor (médio potencial e médio desempenho)
    • Comprometido (baixo potencial e alto desempenho)
  • Ruim
    • Questionável (médio potencial e baixo desempenho)
    • Eficaz (baixo potencial e médio desempenho)
  • Péssimo
    • Insuficiente (baixo potencial e baixo desempenho)

2. Autoavaliação de desempenho

A autoavaliação de desempenho é a oportunidade do próprio colaborador fazer sua avaliação de desempenho. Ou seja, avaliar seu crescimento, seu potencial e seus resultados.

A dificuldade desse formato é criar um ambiente de sinceridade. Como aplicar, então, uma autoavaliação de desempenho que realmente seja eficiente?

É interessante que a equipe responsável por elaborar o processo de avaliação de desempenho crie mecanismos para direcionar a autocrítica, como, por exemplo, requisitos ou itens a se analisar

3. Avaliação da equipe

A avaliação da equipe é o processo de avaliação de desempenho do time em geral. Claro, você poderá dividir por áreas para ser mais fácil identificar os pontos altos e baixos. O importante é lembrar-se de que dificilmente uma pessoa trabalhará sozinha. Então, é interessante analisar o todo, até mesmo para ver possibilidades dentro do desenvolvimento individual de sua equipe.

4. Avaliação de desempenho 180º

A avaliação de desempenho 180º une a autoavaliação à avaliação do líder. Portanto, é uma contraposição do que o colaborador avalia de seu desempenho e do que o seu gestor avalia dentro dos mesmos parâmetros. 

O interessante da metodologia é que ela une dois olhares diferentes e não apenas visão hierárquica ou da empresa, mas o que o próprio colaborador vê de seu trabalho. E isto pode contribuir para novos insights e melhorias.

5. Avaliação de desempenho 360º

Assim como a avaliação de desempenho 180º, a avaliação de desempenho 360º une diferentes perspectivas sobre o trabalho de um profissional. A diferença é que, além da visão do próprio colaborador e do líder, pede-se uma avaliação dos demais membros da equipe.

Esta é considerada uma das formas de avaliação de desempenho mais completas, porque permite que pessoas que trabalham diretamente com aquela pessoa tenham a oportunidade de trazer suas perspectivas, positivas ou não. Portanto, supre alguns gaps que a liderança, às vezes, não consegue identificar.

6. Avaliação por competência

A avaliação de desempenho por competências, avalia três itens:

  • C – Conhecimento: aptidões cognitivas, “saber algo”.
  • H – Habilidade: domínio psicomotor, “saber fazer”.
  • A – Atitude: fator motivador, “querer fazer”.

A ferramenta é bastante interessante para entender as soft skills e hard skills dos colaboradores.

7. Avaliação por objetivos

A avaliação por objetivos é uma ferramenta de avaliação de desempenho que permite identificar se o colaborador atingiu as expectativas da empresa. Contudo, para isso é preciso que os objetivos sejam definidos antes e que fiquem claros para o colaborador. Do contrário, será uma avaliação incoerente em relação à proposta.

Por tratar de expectativas, pode ser também chamada de avaliação por metas e resultados, em uma visão mais quantitativa da atividade, embora se possa traçar também objetivos qualitativos.

8. Escala gráfica

A escola gráfica é uma das ferramentas de avaliação de desempenho mais tradicionais. Consiste, assim, em um formulário com requisitos de avaliação e notas a serem atribuídas.

Na primeira coluna da tabela da escala gráfica, colocam-se variáveis. Ou seja, os itens a se avaliar. Na segunda coluna, deve-se preencher a avaliação em uma escala. Por tanto, de péssimo a ótimo ou de 0 a 5, conforme a melhor estratégia de atribuição de notas para o contexto.

9. Avaliação do líder

A avaliação de desempenho do líder é, na verdade, uma avaliação do time sobre o desempenho do próprio líder. Afinal, a liderança tem um papel importante no desenvolvimento da equipe nas estratégias da empresa.

Um desempenho abaixo do esperado do time, por exemplo, pode ter como principal fato a liderança e não os colaboradores individualmente.

O papel do RH ou da equipe que desempenha a função de cuidar do processo de avaliação de desempenho, no entanto, é garantir a segurança para que os colaboradores possam dar feedbacks sinceros sobre seus líderes sem o risco de sofrerem punições por isso.

Por que avaliar um funcionário?

A cultura dos feedbacks, dessa maneira, é essencial dentro das empresas. E o processo de avaliação de desempenho permite que a liderança veja pontos de melhoria – inclusive , uma dos elementos nas certificações ISO é a visão de melhoria contínua – não apenas no desempenho dos seus colaboradores, mas no seu próprio desempenho e nos processos internos.

Ambientes em que a avaliação é uma recorrência, enfim, costumam ser mais saudáveis e, consequentemente, ter melhores resultados. Portanto, fazer a avaliação contínua é um elemento para a prosperidade dentro das empresas.

Por fim, qual o melhor tipo de avaliação de desempenho para sua empresa?

Tudo depende da sua estratégia, do seu formato e da sua capacidade. Entretanto, algo que muitas empresas têm feito é mesclar as ferramentas.

Aliar a escala gráfica com a avaliação 360º, por exemplo, é uma ideia. Mas existem diferentes possibilidades e abertura para inovação.

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Eduardo Ercoli

Diretor Geral e sócio da Ercoli Consultoria, Engenheiro Civil (UFPR), Pós-Graduado em Planejamento e Gerenciamento Estratégico (PUC/PR), Lead-Auditor ISO-9001, ISO-14001, SA-8000, Consultor e Instrutor Credenciado do SEBRAE/SC em Gestão de Processos, Consultor Sênior com 23 anos de experiência em consultoria empresarial, Parceiro comercial do organismo de certificação Italiano RINA, Atuou como auditor de organismo de certificação Suíço SGS por 10 anos. Atuação como consultor em empresas de prestação de serviços e indústrias de diversos ramos de atividades.

Um comentário

  • Eduardo Ercoli

    16 de agosto de 2022 a 21:19

    OK, thanks for letting me know. We will remove your email.

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