Como elaborar um plano de negócios para a sua empresa

14 de junho de 2021por Eduardo Ercoli0

O que é um plano de negócios

Quando se trata de gestão e planejamento em empreendedorismo, muito se fala de plano de negócios. Mas o que isto significa na prática? Minha proposta, então, é justamente explicar a você como elaborar um plano de negócios. E claro, como utilizá-lo no seu planejamento estratégico.

Você já deve saber que a etapa da estruturação e do planejamento de uma empresa é muito importante. Embora muitos detalhes possam ser alterados, refinando cada vez mais as estratégias, essa etapa inicial é fundamental e pode distinguir um negócio de sucesso.

Quantas pessoas não abrem uma empresa e, pouco tempo depois, acabam fechando, porque não viram elementos de mercado importantes para a sua estratégia? Pois isso talvez pudesse ser evitado com um bom planejamento.

Plano de negócios é o documento de construção da estratégia de uma empresa a partir da análise de mercado, de produto e dos objetivos da sociedade. 

Por exemplo:

Você deseja vender um software. Para elaborar o plano de negócios, portanto, precisará analisar sua concorrência, entender as necessidades do seu público, validar o nicho e a solução oferecida, além de entender os pontos fortes e os pontos fracos da sua estratégia. 

Agora vejamos quais as etapas de um plano de negócios.

como elaborar um plano de negócios

Quais são as etapas de um plano de negócios

Antes de falar sobre como elaborar um plano de negócios, é preciso abordar suas etapas. Conforme o SEBRAE, podemos falar de:

  1. sumário executivo;
  2. análise de mercado
  3. plano de marketing;
  4. plano operacional;
  5. plano financeiro; 
  6. construção de cenários;
  7. avaliação estratégica, análise FOFA ou análise SWOT.
  8. avaliação do plano de negócio.

Como elaborar um plano de negócios

Agora vou explicar como elaborar um plano de negócios. Essa etapa de planejamento é mais simples do que parece. O difícil é encontrar os dados necessários e validá-los. Afinal, ter dados atualizados e precisos (dentro do possível) influenciam o quão coerente será seu planejamento.

Vamos, assim, à elaboração do plano de negócios conforme as suas etapas:

Sumário executivo

O sumário executivo d o plano de negócios reúne informações preliminares , como, por exemplo:

  • Resumo do negócio
    • O que é ou faz
    • Produtos e serviços
    • Principais clientes: público-alvo ou persona
    • Localização
    • Expectativas de lucro e faturamento
  • Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições;
  • Dados do empreendimento (CNPJ ou CPF); 
  • Missão da empresa ou qual o papel que ela deseja desempenhar;
  • Setores de atividades; 
  • Forma jurídica
    • MEI;
    • Empresário Individual;
    • Eireli;
    • Sociedade Limitada. 
  • Enquadramento tributário; 
  • Capital social; 
  • Fonte de recursos.

Uma atenção, contudo, se faz necessária. Como decidir recursos, setor de atividade e até mesmo a missão sem antes entender o mercado?

O erro de muitos empreendedores está justamente em fazer essas definições e apenas depois analisar o quanto elas se encaixam no mercado, ao invés de defini-las a partir da pesquisa de mercado.

Portanto, o ideal é que o sumário executivo seja feito ao fim do plano de negócios, embora, estruturalmente, compreenda a parte inicial dele.

Análise de mercado

Como mencionei antes, na estrutura do plano de negócios, o sumário executivo antecede a análise de mercado. Na prática, entretanto, esta é a primeira etapa a ser realizada, após a hipótese do produto ou serviço.

O primeiro passo, então, é entender quem é o seu cliente. Valide gênero, faixa etária, localização e outras características que possam influenciar nos hábitos de consumo para o seu produto. Pesquise também sobre a relação dela com produtos semelhantes: o que ela acha de preço, como ela vê valor no produto.

O mesmo vale para clientes pessoa física e pessoa jurídica. Ao analisar os interesses da última, todavia, você deverá pensar na pessoa que está por trás da pessoa jurídica.

Em seguida, é o momento de estudar seus concorrentes. Analise a qualidade do produto ou do serviço, valores, condições, como é o atendimento, qual a localização e se pergunte como você concorrerá com eles.

Por fim, pesquise também os fornecedores. Quais as opções, os valores, as condições, a qualidade do produto. Tudo isso deverá ser levado em conta para avaliar a viabilidade do negócio em face da concorrência e da necessidade do mercado.

Plano de marketing

Depois de ter consciência das condições de mercado, o plano de marketing é o momento do plano de negócios em que se deve estruturar as estratégias de oferta do produto.

Comece, então, pela descrição dos serviços ou produtos oferecidos. Defina preço, como o produto será oferecido e como será comercializado.

Você investirá em marketing digital, por exemplo? Criará um site com e-commerce? Utilizará ads? Utilizará mala direta? Oferecerá descontos? Haverá uma equipe para vender esse produto?

Atenção: a definição de localização entra no plano de marketing, porque o seu produto deve estar onde o seu público está.

Plano operacional

O plano operacional do plano de negócios é a etapa que descreve a logística da empresa. Ou seja, vai desde conceber como será a estrutura física, pensando que organização traz mais produtividade, até prever como serão os processos internos, a operação propriamente dita.

Por exemplo: quantas pessoas são necessárias? Qual a capacidade de produção de uma equipe com determinado número de pessoas? Como será a cadeia de produção?

Plano financeiro

A parte financeira é sempre uma das partes mais delicadas e mais preciosas de um plano. Mas lembre-se: não adianta investir uma quantidade grande de dinheiro de forma errada. Por isso, as etapas anteriores do plano de negócios são tão importantes quanto.

No plano financeiro, você deve considerar:

  • investimento total
    • investimentos fixos ou em bens (como maquinário);
    • capital de giro (valor necessário para o funcionamento do negócio, como as despesas mensais, custos com pessoas, ofertas e recursos);
    • investimentos pré-operacionais (taxas de registro ou obras iniciais, por exemplo)
  • estimativa de faturamento mensal;
  • estimativa de custos com materiais;
  • custos de comercialização;
  • apuração dos custos dos materiais diretos e/ou mercadorias vendidas;
  • custos com mão-de-obra;
  • depreciação;
  • demonstrativos de resultado;
  • indicadores de viabilidade
    • ponto de equilíbrio;
    • lucratividade;
    • rentabilidade;
    • prazo de retorno do investimento;

Construção de cenários

A etapa do plano de negócios de construção de cenários é o momento em que você deve aplicar todos os elementos anteriores para traçar hipóteses. E se isso acontecer… Desenhe, então, diferentes cenários, positivos e negativos, para ter ciência das possibilidades e do que você pode fazer para evitá-las, senão mitigá-las – ou mesmo, declarar que é inviável prosseguir sob esse risco.

Avaliação estratégica, análise FOFA ou análise SWOT

Em outros momentos, já falei sobre a importância da análise SWOT no planejamento estratégico. A análise FOFA é, na verdade, uma tradução de SWOT e tem o objetivo, então, de avaliar melhor as oportunidades e os riscos do negócio.

SWOT/FOFA significa:

  • Strenghtness (Força)
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades) 
  • Threats (Ameaças).

Para fazer a avaliação estratégica, dessa maneira, é necessário avaliar o ambiente interno (força x fraqueza) e o ambiente externo (oportunidades x ameaças).

Por exemplo, se o mercado tem uma necessidade, mas não há produto que resolva, você tem uma oportunidade. Do contrário, se o seu produto conta com muita concorrência, isto pode ser uma ameaça. Se, por outro lado, você possui um diferencial, isto pode ser visto como uma força. Avalie, assim, o seu produto ou serviço diante do mercado.

Avaliação do plano de negócios

Depois de ter seu plano de negócios feito, enfim, será que vale a pena seguir em frente? Este momento não é elaboração propriamente dita, mas de decisão. Afinal, com os dados e mãos, você finalmente poderá tomar decisões bem fundamentadas.

Por que um plano de negócios é importante para sua empresa

Tanto para novas empresas quanto para empresas já existentes, um plano de negócios é um documento que trará mais segurança em face dos riscos: de abertura, de inovação, de ampliação, de investimentos, etc.

Todo novo negócio oferece riscos, mas quanto mais você estudar, pesquisar sobre o seu mercado e entender como poderá contornar algumas dificuldades, maiores são as chances de ter sucesso.

Agora, se você já tem uma empresa, o plano de negócios pode adquirir outras funções.

Ele pode, por exemplo, auxiliar na reestruturação das estratégias de mercado. Isto é bastante comum quando a empresa sofre alguma queda nos rendimentos, para evitar o fechamento, ou também quando a estratégia aplicada anteriormente não se mostra promissora, seja por uma falta de visão no plano anterior ou pela não validação do produto.

Um plano de negócios também pode ser utilizado para validar novos nichos de mercado. Isto é bastante útil, por exemplo, para quem deseja lançar um novo produto ou alcançar um público diferente.

De uma forma ou de outra, planejar bem e validar é o segredo para que o negócio dê certo. Portanto, faça um bom plano de negócios. Embora pareça algo complexo, você irá economizar em tempo e recursos posteriormente. E caso precise de auxílio de um especialista, a Ercoli Consultoria também pode ajudar nesse processo.

Quer saber mais sobre Plano de Negócios e Planejamento Empresarial? Entre em contato com a Ercoli Consultoria!

Eduardo Ercoli

Diretor Geral e sócio da Ercoli Consultoria, Engenheiro Civil (UFPR), Pós-Graduado em Planejamento e Gerenciamento Estratégico (PUC/PR), Lead-Auditor ISO-9001, ISO-14001, SA-8000, Consultor e Instrutor Credenciado do SEBRAE/SC em Gestão de Processos, Consultor Sênior com 23 anos de experiência em consultoria empresarial, Parceiro comercial do organismo de certificação Italiano RINA, Atuou como auditor de organismo de certificação Suíço SGS por 10 anos. Atuação como consultor em empresas de prestação de serviços e indústrias de diversos ramos de atividades.

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