ISO 14001: respeito ao meio ambiente no Sistema de Gestão Ambiental

22 de maio de 2021por Eduardo Ercoli0

Norma ISO 14001: por que você deveria se preocupar com o Sistema de Gestão Ambiental?

Não é de hoje que o meio ambiente é uma pauta importante para as empresas, assim como para o mundo de modo geral. No segundo trimestre deste ano, tivemos a Cúpula do Meio do Ambiente, com discussões políticas sobre o tema, por exemplo. Contudo, individualmente, as empresas também precisam se preocupar com a forma como se relacionam com o que as cerca. E é aqui que a norma ISO 14001 mostra seu valor aos seus negócios.

Quando falamos de  (Environmental, Social and Governance), falamos também de meio ambiente. Quando falamos de sustentabilidade, falamos também de meio ambiente. Portanto, esta é uma pauta necessária no aspecto gerencial das empresas. A grande dificuldade está em como promover uma gestão que se paute pelo respeito ao meio ambiente sem comprometer a viabilidade das atividades e dentro de orçamentos, muitas vezes, limitados.

Como as demais normas ISO, a norma 14001 considera, sim, as peculiaridades contextuais. E oferece, desse modo uma estrutura para que a pauta ecológica não seja apenas um discurso, mas parte de uma cadeia de gerenciamento

Confira, então, as respostas para as principais dúvidas sobre a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e os benefícios para a sua empresa.

ISO 14001

1. O que é a norma ISO 14001?

Vivemos em uma sociedade globalizada que, no último século, vivenciou grandes transformações, inclusive instrumentais. Como consequência, observamos os rápidos impactos no meio ambiente e, junto a isso, os debates sobre o papel da sociedade em sua preservação.

A norma ISO 14001 é o padrão internacional de diretrizes para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental. Portanto, prevê a estrutura de uma gestão que contemple a proteção ao meio ambiente, presente e futura. 

Isto significa que a gestão ambiental não deve apenas prever meios de proteção para as condições de agora, mas também deve considerar os mecanismos de resposta às mudanças das condições ambientais.

De um lado, a criação de um Sistema de Gestão Ambiental precisa considerar os impactos do negócio do meio ambiente. 

Por exemplo, a sua atividade causa alguma espécie de poluição ou de interferência no ambiente? Qual a influência da sua empresa no meio ambiente?

De outro lado, deve considerar as ações realizadas para controlar esses impactos. Por isso, torna-se necessário avaliar o contexto e planejar os passos, seguindo a técnica do PDCA (Plan, Do, Check, Act), também empregada em outras normas ISO, como a ISO 9001.

De modo geral, o Sistema de Gestão Ambiental engloba os seguintes processos:

  • Criação de uma política ambiental;
  • Planejamento
  • Implementação e operação;
  • Verificação;
  • Análise pela administração;
  • Melhoria contínua.

2. Criação de uma política ambiental

Nenhuma mudança pode ser promovida se não houver o engajamento de todos da instituição. Por isso, mais do que apenas definir uma política ambiental, a norma ISO 14001 também apresenta que esta política deve ser fomentada pela alta direção. Ou seja, deve-se orientar que todos os colaboradores adequem suas posturas.

Sobre a política ambiente, então, prevê que:

  1. seja apropriada à natureza. escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos e serviços;
  2. inclua um comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção de poluição;
  3. inclua um comprometimento em atender aos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos pela organização que se relacionem a seus aspectos ambientais;
  4. forneça uma estrutura para o estabelecimento e análise dos objetivos e metas ambientais;
  5. seja documentada, implementada e mantida;
  6. seja comunicada a todos que trabalhem na organização ou que atuem em seu nome; e 
  7. esteja disponível para o público. 

Ademais, a política ambiental deve considerar também o contexto (fatores internos e externos) e as partes interessadas (governo, stakeholders, clientes, entre outros).

Para que foi criada a ISO 14001?

A norma ISO 14001 foi publicada originalmente em 2004. No entanto, passou uma atualização em 2015, constituindo a nova versão da norma de implementação do Sistema de Gestão Ambiental.

A ideia, então, era incorporar a visão de sustentabilidade às estratégias do negócio, incluindo elementos como a preocupação com a  cadeia de valor e o ciclo de vida, com vista ao seu desenvolvimento sustentável. 

Conforme a ISO comenta:

“A ISO 14001:2015 ajuda uma organização a atingir os resultados pretendidos de seu Sistema de Gestão Ambiental, o que pode gerar valor ao meio ambiente, à própria organização e às partes interessadas. Coerente à política ambiental da organização, os resultados pretendidos do Sistema de Gestão Ambiental incluem: melhoria da performance ambiental; atenção às obrigações de conformidade; realização dos objetivos ambientais.”

Quais os benefícios da certificação ISO 14001?

Diferentemente do que se possa imaginar, a adequação das empresas à norma ISO 14001 não traz apenas mais custos ao processo. Embora algum investimento talvez seja necessário para transformar os processos internos visando atender aos princípios de desenvolvimento sustentável com respeito ao meio ambiente, a adequação também pode trazer redução de custos.

A proposta da ISO 14001 inclui também a redução do consumo de recursos. Afinal, quando não há uma preocupação com o desenvolvimento sustentável da empresa, também pode haver um desperdício de recursos. E isto não somente prejudica o meio ambiente, como também gera, à empresa, gastos desnecessários.

Portanto, é preciso olhar para a cadeia de gestão com outros olhos. Em que é possível inovar? Como organizar as atividades para que se aproveitem os recursos necessários em sua maior parte?

Além disso, a atenção à sustentabilidade cada vez mais tem influência na forma como o mercado enxerga a empresa. Tanto para clientes quanto para stakeholders, faz diferença saber como o seu negócio se relaciona com as questões ambientais. E contar com a certificação ISO 14001 é ter uma prova de que os seus processos seguem os padrões internacionais.

Assim como ter um sistema de gestão ambiental influenciará a forma como os stakeholders o verão, contudo, é preciso atenção aos processos dos seus stakeholders. Isto porque, caso eles não tenham uma visão voltada à sustentabilidade e até mesmo mantenham processos que violem as regulamentações, a sua empresa poderá ser impactada negativamente.

Do mesmo modo, sua empresa terá um retorno positivo ao se relacionar com negócios que respeitem o meio ambiente. 

Quais as etapas para a certificação?

As etapas para a certificação da ISO 14001 são semelhantes às de outras normas ISO. Contudo, será necessário avaliar também a adequação às legislações locais e específicas do nicho de atuação, uma vez que pode haver especificidades.

Como mencionei antes, as normas ISO seguem a proposta do PDCA (planejar, executar, verificar, agir).

O primeiro passo, portanto, é realizar um diagnóstico ambiental. Quais as normas aplicáveis? Quais os impactos da sua empresa no meio ambiente, até mesmo no que se relaciona a aspectos socioambientais? Os processos causam danos ao meio ambiente? Como é a cadeia de produção? Existe, por exemplo, desperdício de recursos? 

Perguntas como essas conduzirão a um diagnóstico do cenário. Ou seja, como está a sua empresa hoje e o que precisaria ser modificado.

Em seguida, passa-se à etapa de planejamento. A ideia, então, é traçar um plano de ação que inclua tanto a adoção de novas tecnologias e procedimentos com vista à adequação do negócio. Cabe lembrar que se deve envolver toda a cadeia de produção nesse processo.

Após o planejamento, é hora de implementar as ações propostas, tendo como base o orçamento da empresa e também o seu contexto.

Por fim, deve-se proceder à auditoria. Para isso, você deve consultar as empresas autorizadas a realizar a certificação.

Quer saber mais sobre certificação ISO? Entre em contato com a Ercoli Consultoria e receba uma proposta!

Eduardo Ercoli

Diretor Geral e sócio da Ercoli Consultoria, Engenheiro Civil (UFPR), Pós-Graduado em Planejamento e Gerenciamento Estratégico (PUC/PR), Lead-Auditor ISO-9001, ISO-14001, SA-8000, Consultor e Instrutor Credenciado do SEBRAE/SC em Gestão de Processos, Consultor Sênior com 23 anos de experiência em consultoria empresarial, Parceiro comercial do organismo de certificação Italiano RINA, Atuou como auditor de organismo de certificação Suíço SGS por 10 anos. Atuação como consultor em empresas de prestação de serviços e indústrias de diversos ramos de atividades.

Deixa um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ERCOLI CONSULTORIANossos contatos
Estamos atentos ao seu contato.
(47) 9 8831-9595
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar
https://ercoliconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2020/08/img-footer-map-ercoli.png
Blumenau/SC: R. XV de Novembro, 1336 – 12º andar, Sala 120 – Centro
Bauru/SP: Rua Floriano Peixoto, quadra 17, nº 116 - Jardim Estoril
ENTRE EM CONTATORedes sociais da Ercoli
Faça parte da nossa rede de contatos
× Como posso te ajudar?