ISO 56002: tudo sobre a certificação da ISO da inovação

6 de maio de 2021por Eduardo Ercoli0

Conhecendo a ISO 56002 e o Sistema de Gestão da Inovação

Inovar, para alguns, é uma palavra de ordem. E de fato, alguns mercados dependem sobremaneira dessa constante mudança. Contudo, os tempos atuais mostram que esta não é uma preocupação de nichos exclusivos. A concorrência aumenta, a sociedade muda, e com isso, as empresas precisam se adequar. Contudo, não basta apenas apresentar ideias novas: é preciso oferecer valor junto a elas. A pergunta que se deve fazer, portanto, é: como inovar sem comprometer o resultado de qualidade? A ISO 56002 oferece saídas para isso.

Como as demais normas ISO – e aqui já tivemos a oportunidade de esclarecer mais sobre algumas delas – a ISO 56002 oferece um padrão internacional para gerenciar a inovação dentro das empresas. E se repararmos bem nas demais normas, elas já trazem a inovação por meio da adoção do princípio de melhorias e técnicas do processo. 

Inovar, entretanto, não é tomar ações independentemente dos riscos, mas equilibrar flexibilidade, adaptabilidade e capacidade de mudanças junto à avaliação dos pontos fracos e os pontos fortes, mantendo o foco no processo como um todo e no cliente de modo geral. 

Para possibilitar este cenário, a norma ISO 56002 também oferece um processo diferenciado de certificação. Por essa razão, esclareço as principais dúvidas sobre o Sistema de Gestão da Inovação!

ISO 56002

O que é a norma ISO 56002

A norma ISO 56002 é o padrão internacional do Sistema de Gestão da Inovação. Lançada em 2019, apresenta sugestões ou diretrizes para a construção de novidades que ofereçam também valor e não sejam apenas invenções.

Esta tem sido considerada uma das normas essenciais às empresas desde a eclosão da pandemia da COVID-19. Afinal, todos passamos por um momento histórico que exigiu a adaptação e, para muitos, a mudança de processos.

Quantas empresas, por exemplo, não mudaram o formato de oferta de produtos entre 2020 e 2021. O comércio eletrônico aumentou, algumas grandes empresas decretaram home office definitivo, além de novas soluções que foram desenvolvidas em resposta às necessidades contextuais. E tudo isso pode ser considerado, sim, inovação dentro do mercado.

Vale ressaltar que a ISO 56002 é o resultado de pesquisas e padrões já avaliados anteriormente. Ou seja, dialoga com o atual momento, mas não pretende ser uma solução unicamente para agora. Considera, assim, cenários distintos em que a inovação se faz parte dos processos. 

Para isso, ela abre maior flexibilidade em relação a outras normas ISO. Inovar significa romper com padrões em determinados momentos e dentro de certos limites. E para isso, é preciso ir contra a uma norma rígida. Por essa razão, também, a certificação da norma ISO 56002 é feita através de um atestado de conformidade. Portanto, é mais simples do que o processo habitual de certificação das normas ISO. E pode-se implantá-la tanto em um departamento quanto na empresa de modo geral.

Pilares da ISO 56002

A ISO 56002 se aplica a diferentes setores do mercado. No entanto, podemos dizer que orienta, principalmente, organizações que buscam por resultados sustentáveis por meio do desenvolvimento e da demonstração de suas habilidades em gerenciar as atividades de inovação de forma eficiente buscando alcançar os resultados pretendidos. 

Para isso, então, deve-se observar alguns pilares em cima dos quais se sustentam suas diretrizes, quais sejam:

  1. Direção estratégica;
  2. Liderança visionária (com foco no futuro);
  3. Criação de valor;
  4. Abordagem ou gestão por processos;
  5. Adaptabilidade e resiliência;
  6. Gestão da incerteza;
  7. Exploração de insights;
  8. Cultura colaborativa.

Normas ISO que você deve observar

Desde 2013, a ISO (International Organization for Standardization) mantém um grupo de estudos, o comitê técnico ISO TC-279, que avalia as melhores práticas de inovação em todos os países membros. Junto à norma ISO 56002, outras normas também foram editadas, embora nem todas tenham sido publicadas, de modo a construir um Sistema de Gestão da Inovação completo. Dessa maneira, compõem o conjunto do Sistema de Inovação pela ISO as normas

  • ISO 56000: vocabulário, conceitos fundamentais e princípios da gestão da inovação;
  • ISO/AWI 56001: requisitos;
  • ISO 56002: oferece as diretrizes para o planejamento, a implementação, a manutenção e a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Inovação.
  • ISO 56003: ferramentas e métodos para firmar parcerias de inovação;
  • ISO/TR 56004: benefícios e como realizar assessment ou avaliação na gestão da inovação (IMA);
  • ISO 56005: ferramentas e métodos para a gestão da propriedade intelectual;
  • ISO/DIS 56006: ferramentas e métodos para a gestão da inteligência estratégica;
  • ISO/AWI 56007: ferramentas e métodos para a gestão de ideias;
  • ISO/AWI 56008: ferramentas e métodos para a avaliação de métricas da operação de inovação;
  • ISO/DTS 56010: exemplos ilustrativos que você encontra aqui e aqui.

É importante também observar as diretrizes legais de cada país. Como veremos abaixo, algumas leis se destacam nesse contexto, como ocorre com a LGPD e as leis aplicáveis à propriedade intelectual. Os próprios exemplos ilustrativos oferecidos pela ISO ressaltam a necessidade de observação das diretrizes legais locais.

Ademais, deve-se considerar os benefícios das demais normas ISO, como a ISO 9001, por exemplo, para os processos como um todo.

Como se certificar para as normas ISO

Cada vez mais empresas brasileiras buscam por certificações das normas ISO. O contexto tem forte influência nessa tendência. De um lado, o cenário global em que nos encontramos, em que a inovação é uma necessidade. De outro, também a legislação brasileira avançou nesse ínterim. Em setembro de 2020, por exemplo, a LGPD entrou em vigor, o que demandou adequações de empresas em diversos setores da economia.

A certificação da norma ISO 56002, dessa maneira, é relativamente mais simples, no aspecto formal, que as demais normas.  A organização acredita que a inovação pode se beneficiar de diretrizes gerais, mas não deve ser observada de forma restritiva. E a certificação pode ser obtida, assim, por meio de um atestado de conformidade.

O primeiro passo é a avaliação da adequação da empresa aos pilares da ISO 56002. A partir do diagnóstico, então, traça-se um plano de adequação e procede-se com a implementação e a auditoria.

As empresas certificadas, por fim, devem se atentar à retificação anual. 

Impacto da gestão da inovação nas organizações e os benefícios da ISO 56002

Certificar-se pela norma ISO 56002 é uma escolha estratégica, mas que pode refletir nos resultados. Seguir suas diretrizes garante não apenas a conformidade legal, mas também representa um investimento no que a sua empresa pode oferecer de inovação ao mercado, com impactos nos resultados diretos e indiretos.

Primeiro, inovar pode representar uma melhoria nos lucros. Afinal, processos melhores podem significar redução de custos, mas também vendas maiores.

Segundo, a inovação é uma garantia contra a incerteza. Isto porque o estímulo à adaptabilidade também impacta a forma como a empresa conduzirá seus negócios em cenários prósperos ou em cenários incertos. E como alguns autores apontam, a incerteza é um elemento do mercado que não se pode desconsiderar.

Terceiro, inovar é necessário em novos tempos. De um lado, oferece uma resposta a novos mercados. De outro, oferece uma resposta a novas legislações também. Cada vez mais é preciso se preocupar com a forma como os processos são realizados, tendo em vista normas como LGPD.

Por fim, inovar é investir na reputação do seu negócio. O mercado busca a capacidade de ir além, mas de uma forma segura. Investidores e consumidores buscam novidades, mas por meio de empresas que se comprometam com o que prometem ainda que em cenários incertos.

Embora a publicação das normas referentes ao Sistema da Gestão da Inovação sejam relativamente recentes, as diretrizes dialogam também com toda a padronização das normas ISO. Portanto, caso sua empresa já esteja certificada, algumas etapas podem ser mais fáceis. Contudo, apenas um diagnóstico mais profundo pode determinar o que e como deve ser modificado no processo da sua organização.

Quer saber mais sobre certificação ISO? Entre em contato com a Ercoli Consultoria e receba uma proposta!

Eduardo Ercoli

Diretor Geral e sócio da Ercoli Consultoria, Engenheiro Civil (UFPR), Pós-Graduado em Planejamento e Gerenciamento Estratégico (PUC/PR), Lead-Auditor ISO-9001, ISO-14001, SA-8000, Consultor e Instrutor Credenciado do SEBRAE/SC em Gestão de Processos, Consultor Sênior com 23 anos de experiência em consultoria empresarial, Parceiro comercial do organismo de certificação Italiano RINA, Atuou como auditor de organismo de certificação Suíço SGS por 10 anos. Atuação como consultor em empresas de prestação de serviços e indústrias de diversos ramos de atividades.

Deixa um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ERCOLI CONSULTORIANossos contatos
Estamos atentos ao seu contato.
(47) 9 8831-9595
NOSSA LOCALIZAÇÃOOnde nos encontrar
https://ercoliconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2020/08/img-footer-map-ercoli.png
Blumenau/SC: R. XV de Novembro, 1336 – 12º andar, Sala 120 – Centro
Bauru/SP: Rua Floriano Peixoto, quadra 17, nº 116 - Jardim Estoril
ENTRE EM CONTATORedes sociais da Ercoli
Faça parte da nossa rede de contatos
× Como posso te ajudar?