Metodologia OKR: como usar a ferramenta de gestão estratégica

10 de março de 2021por Eduardo Ercoli0

Veja como aplicar a metodologia OKR na gestão estratégica

Gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil. É assumir a responsabilidade sobre o rumo do negócio e de outras pessoas. E para isso, então, é preciso inteligência, perspicácia, estratégia. Com o intuito de alcançar melhores resultados, os gestores se apoiam, dessa forma, em metodologias de gestão estratégica. Ou seja, formas de conduzir as atividades essenciais rumo às metas da empresa, com olhares macro e micro sobre as diferentes áreas. E hoje, quero a apresentar a você a metodologia que já conquista espaço em boa parcela do mercado: a OKR.

Não segredo na sua implementação, como você verá. Mas o mais difícil, muitas vezes, é olhar o negócio como um todo e conseguir enxergar as potencialidades particulares, de áreas e colaboradores. E aqui está o seu papel como gestor: ninguém melhor do que você para engajar toda a sua equipe nesse movimento.

Contudo, não se engane. É preciso comprometimento de todos para que a metodologia OKR gere os resultados almejados. Afinal, cada um precisa ser responsável pela sua parcela dentro do processo. Saiba, então, como líderes como você podem encabeçar essas estratégias e, mais do que isso, como ver o retorno para a sua empresa.

metodologia OKR

O que é OKR?

Antes de tudo, é preciso entender o que significa essa famosa metodologia.

O método OKR vem da terminologia em inglês Objectives and Key Results, ou seja, significa traçar estratégias com base em objetivos e resultados-chave para a sua empresa. Mas há um detalhe que acaba por sabotar estratégias de gestores até mesmo muito experientes: a mensurabilidade dos resultados.

Sim, por mais simples que pareça definir objetivos e resultados que você deseja atingir é preciso pensar: “eu tenho como fazer esse cálculo e eu tenho como alcançar o resultado que eu espero?”.

A ideia não é barrar metas amplas. Contudo, há dois pontos que você precisa analisar:

  • Se você não pode calcular, não pode avaliar se o resultado foi o obtido ou não. Portanto, resultados-chave devem ser mensuráveis, até mesmo para identificar pontos de melhoria;
  • Metas precisam ser factíveis. Do contrário, desestimulam a equipe e não contribuem para o avanço em prol do objetivo;
  • Metas subestimadas, por sua vez, são facilmente atingidas e não alcançam seu potencial dentro das estratégias de negócio.

Quais devem ser os objetivos, todavia, depende das suas estratégias de negócio e das segmentações dele. Isto é, das áreas em que você está atuando, sejam internas (equipes) ou externas.

Por fim, a visão holística que um gestor estratégico traz consigo contribui para que os resultados de diferentes setores se juntem no resultado final.

Como definir Key Results

Veja o exemplo para compreender como definir os resultados dentro da OKR.

Sérgio quer crescer no mercado da construção civil e faturar 1 milhão de reais ao ano. Como ele pode, dessa forma, considerar as diferentes áreas de sua empresa no planejamento estratégico e garantir que elas atuem em conjunto para esse objetivo macro? Colocar uma meta de faturamento de 1 milhão é suficiente?

Alguns podem pensar que, sim. Afinal, se há uma meta em conjunto, ela deve ser alcançada. Apesar disso, metas menores, mais direcionadas, contribuem para:

  • planos de ação;
  • indicadores de desempenho;
  • performance de canais;
  • validação de estratégias internas;
  • validação de mercado, entre tantos elementos.

No lugar de Sérgio, portanto, o ideal seria definir uma OKR de marketing, vendas, pós-vendas e assim em diante. Segue um exemplo de KR possível para a área de marketing: dado a meta de faturamento, marketing precisa trazer novos clientes novos, dentre os quais 900 serão por inbound marketing e 100 por outbound ou prospecção ativa, números estes medidos pela plataformas de gestão de marketing.

Analisemos, então, o exemplo:

  1. Há uma meta geral, a qual não é, ainda, uma OKR;
  2. A meta geral se desdobra em um objetivo, qual seja, alcançar 1000 clientes;
  3. Esse objetivo conta com dois resultados-chave: alcançar 900 clientes por inbound marketing e 100 por outbound marketing;
  4. Os 2 resultados-chave podem ser medidos, ou seja, há uma ferramenta e um cálculo que permite alcançá-lo.

Um último detalhe. Cada setor pode ter mais de uma OKR. Entretanto, o ideal é não ter mais que 4 OKRs, para que a equipe possa, de fato, se dedicar à planos de ação que busquem esses objetivos.

Qual a diferença entre OKR e KPI: uso de indicadores na gestão estratégicas

Os KPIs, assim como as OKRs, são importantes ferramentas de gestão estratégica. E você pode utilizá-los em conjunto à metodologia OKR.

KPI significa Key Performance Indicator, ou seja, é um indicador-chave de desempenho. Pode ser o número de clientes, o ticket médio da sua empresa, a taxa de retenção ou churn, receita total, entre outros indicadores.

Ao definir suas OKRs, então, é importante ter em mente para quais KPIs você direcionará seu olhar enquanto gestor. Dentro de um mundo ideal, quem deseja crescer gostaria de olhar para todos os KPIs da empresa, mas nem sempre isto é possível, seja por conta de equipe, de tempo ou de investimento. É necessário, portanto, priorizar os indicadores que serão atacados dentro das principais estratégias da empresa.

Se o número de clientes dentro do negócio é um KPI em que haverá investimento, quais objetivos você pode desenhar para alcançar a meta desejada?

Como medir OKRs?

Você já desenhou seu planejamento estratégico. Já tem uma ideia dos KPIs que irá analisar e dos objetivos que deseja alcançar. Mas agora vem aquela etapa fundamental e, ao mesmo tempo, tão complexa: como medir uma OKR?

Quanto mais você afunilar seus objetivos, mais verá a complexidade dos cálculos. E é neste momento, então, que irá se deparar com aquele dilema do início: isto é mensurável? Calcular o número de clientes, por exemplo, talvez o seja. E calcular o número de clientes provenientes de uma única página? E calcular, desses clientes, quais vieram por uma determinada palavra-chave?

Afunilar é essencial. Afinal, é nessa jornada que você separa as estratégias que dão certo das que não dão. Você, contudo, deve se atentar a esse perigoso limiar das possibilidades.

Agora como calcular as OKRs?

Depende dos resultados-chave que você definiu. Alguns estarão ao seu alcance dentro da plataforma. Outros necessitarão de cálculos mais complexos. Posso dar uma dica, contudo, para a definição dos valores.

Antes de definir o resultado-chave, faça um cálculo retroativo. Ou seja, o quanto você atingiu desse resultado no passado. Considere o contexto da empresa, o cenário geral. Por exemplo: com a metade da equipe com que Sérgio conta hoje, ele conseguiu 50 novos clientes em um mês. Com o dobro, espera-se que ele conseguisse 100, mas devemos considerar uma margem de crescimento de 20%, inclusive em função das metas gerais.

O que é o efeito Sandbagging e os efeitos na estratégia da empresa.

Lembre-se: metas tem o poder de estimular equipes, desde que sejam metas realistas.

Como já abordei acima, não subestime a capacidade da equipe. Analisar resultados anteriores de uma mesma OKR contribuirá para definir resultados possíveis sem correr o risco de “sandbagging”, ou seja, a diminuição proposital da meta para que ela seja alcançada. A expressão “sandbagging” é utilizada para se referir a um jogador forte que mascara sua habilidade para parecer mais fraco e, neste caso, quer se referir a metas que poderiam ser maiores.

Ajustar as metas ao longo da estratégia não é equivocado. Você pode e deve fazê-lo de acordo com o texto para alcançar melhores resultados. Se está muito alta, entenda quais contextos prejudicaram o seu atingimento, sejam eles internos ou externos. Verifique a possibilidade de diminui-la, então. Se está muito baixa, o que levou ao rápido atingimento? Poderia ser maior? Aumenta-a, portanto.

O segredo da gestão, enfim, om ou sem a utilização da metodologia OKR é saber balancear as metas, as ferramentas e o contexto.

Como utilizar resultados chave na gestão estratégica e no alinhamento da empresa

Se você não utiliza a metodologia OKR no seu negócio, isto não significa que você gerencia de uma forma errada. Há diferentes estratégias que você pode aplicar na sua gestão estratégica. Entretanto, este é um método que cada vez mais ganha adeptos por duas razões principalmente. Primeiro, permite um direcionamento das ações e das pessoas e, portanto, estimula as equipes rumo a um objetivo. Segundo, facilita também o controle do atingimento de resultados estratégicos.

Experimente dentro da sua empresa e veja que, com uma forma prática, mas potente, você pode alcançar os resultados que deseja.

Quer saber como mais sobre planejamento estratégico para a sua empresa? Entre em contato com a Ercoli Consultoria!

 

 

Eduardo Ercoli

Diretor Geral e sócio da Ercoli Consultoria, Engenheiro Civil (UFPR), Pós-Graduado em Planejamento e Gerenciamento Estratégico (PUC/PR), Lead-Auditor ISO-9001, ISO-14001, SA-8000, Consultor e Instrutor Credenciado do SEBRAE/SC em Gestão de Processos, Consultor Sênior com 23 anos de experiência em consultoria empresarial, Parceiro comercial do organismo de certificação Italiano RINA, Atuou como auditor de organismo de certificação Suíço SGS por 10 anos. Atuação como consultor em empresas de prestação de serviços e indústrias de diversos ramos de atividades.

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